A receita tucademo para crise

A receita tucana para a crise" é título do meu artigo desta semana publicado no Jornal do Brasil ontem e, a partir de hoje, em vários jornais do país e inserido aqui nesse site na seção Artigos do Zé. Nele eu questiono os caminhos apontados por economistas renomados do PSDB para enfrentar a crise financeira e econômica internacional.

Para economistas ex-ministros de FHC e apoiadores do tucanato, agora é hora de cortar gastos e nada de expansão do crédito. Consideram que o Brasil deve se resignar a simplesmente frear o crescimento. Ou seja, mantêm a postura de sempre, e continuam na contramão da história, com seus dogmas e interesses financeiro-rentistas, como comento nesse artigo.

Já o governo, no caminho certo para combater a crise e manter o crescimento, está reduzindo impostos, estimulando investimentos – como com a dotação de R$ 110 bilhões para o BNDES em 2009, o aumento dos investimentos públicos em 0,5% do PIB e sustentação das obras do PAC e das estatais.

É hora, sim, de expandir o crédito, garantir liquidez, reduzir impostos e investir em setores como habitação, construção civil e infra-estrutura. É o único jeito de afastar o fantasma do desemprego e sustentar o crescimento em todo o país. Por isso, amigos internautas, vamos refletir sobre as medidas de enfrentamento adotadas pelo governo.  Leiam "A receita tucana para a crise" e enviem seus comentários.

2 comentários:

  1. Com esse jeito de ser Zé Dirceu provoca a ira dos tucanos e ojeriza a o pig. Eita caba macho, já imaginou esse home presidindo o Brasil? Era o que poderia acontecerse ele tivesse ficado no governo e " ELES" sabiam disto.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim o Réu José Dirceu diz uma coisa que pessoas como eu tem dito há muito tempo (só ler o que tenho postado ao longo do tempo).

    O governo há muito deveria ter cortado impostos e juros para propiciar um maior crescimento econômico no Brasil.

    Foi necessária uma crise mundial para acordar o Zé do mensalão.

    O Brasil é um dos países com a maior taxa tributária do mundo e um com a maior taxa de juros do mundo. Com isto combate a inflação freando a demanda em vez de aumentar a oferta.

    Estes lulopetistas são mesmo cabeça dura. Só tem cabeça boa para articular esquemas de roubo e corrupção.

    ResponderExcluir