Flertando com a recessão

Eu não pretendo voltar extensivamente ao assunto (já disse antes), mas não vou deixar passar esta. A inflação brasileira mergulhou, desde que eclodiu a crise mundial. Do InvestNews:
    O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou deflação de 0,44% em dezembro. A taxa é 0,51 ponto percentual inferior ao registrado em novembro, informou nesta manhã a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este foi o menor patamar registrado no ano passado. No último mês de 2008, a indústria sinalizou que a queda dos preços foi intensificada, especialmente, por conta de materiais e componetes. Segundo a FGV, a deflação do Índice de Preços por Atacado (IPA) passou de 0,17% para 0,88% (...).
Leia a reportagem de Vanessa Stecanella. Bem, o Comitê de Política Monetária (Copom) só não vai baixar os juros na próxima reunião se estiver completamente desconectado da realidade -ou então muito conectado a ela, se é que você me entende. Os dados de deflação no atacado, de todo modo, mostram o tempo que já se perdeu com a "cautela" decorrente das supostas "ameaças" do câmbio desvalorizado para os preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário