Queda do emprego na indústria é reflexo da crise financeira internacional, avalia IBGE


Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A queda de 0,6% registrada em novembro no nível de emprego na atividade fabril reflete o menor dinamismo que atingiu a produção industrial no Brasil a partir de outubro. A avaliação é do economista coordenadoria de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo. Segundo ele, esse movimento ocorre em conseqüência do agravamento da crise financeira internacional que dá sinais de estar atingindo a atividade.

O resultado da Pesquisa Mensal de Emprego e Salários, divulgada hoje (13) pelo IBGE mostra que em novembro o emprego na indústria teve o pior desempenho desde outubro de 2003, quando houve queda de 0,7%.

De acordo com Macedo, o desempenho foi prejudicado por paradas técnicas não planejadas e férias coletivas concedidas nesse período.

“Esses fatores já haviam afetado a produção industrial nos meses de outubro e novembro e agora se refletem nas variáveis do mercado de trabalho. Sempre que ocorre um menor dinamismo na atividade produtiva ocorrem reflexos num primeiro momento no número de horas pagas e em seguida no pessoal ocupado na atividade”, afirmou.

De acordo com a pesquisa do IBGE, em novembro as horas pagas registraram queda de 1,7%, a maior retração já observada desde o início da série, em janeiro de 2001. O levantamento mostra, ainda, que o valor da folha de pagamento do pessoal ocupado na atividade encolheu 2,7% frente a outubro.

E o governo continua inerte falando em Marolinha e que tudo vai bem. É o que falava o comandante do Titanic depois que o mesmo bateu no Iceberg. Era um problema externo. Dentro do navio tudo ia bem

3 comentários:

  1. Ví um representante dos trabalhadores da GM dizer que as demissões poderiam ser barradas por uma Medida Próvisória (MP). Se a coisa é fácil assim, porque não se edita uma MP decretando que todos os brasileiros são ricos e que nada mais falta a ninguém. E que todos os sonhos dos brasileiros estão realizados?

    ResponderExcluir
  2. É o que Lula diz todo o dia. Que não existe crise no Brasil, que o SUS é perfeito e outras declarções qu todos sabemos ser mentiras.

    ResponderExcluir
  3. Essa turma de "quanto pior melhor" ja esta em campanha para 2010. Ano passado, foram criados mais de 2 milhoes de emprego com carteira assinada (duas vezes mais em um ano do que em oito anos dos psdbostas) e a imprensa quase nao fez menor comentario sobre o assunto. Agora os piguistas fazem maior alarde por conta do crescente desemprego no MUNDO. E realmente Lula tem razao, aqui eh "marolinha" se compararmos com que esta acontecendo na Inglaterra , Alemanha, Japao e principalmente no epicentro da crise, nos Estados Unidos. Pura leviandade dessa imprensa golpistas, querer culpar o governo por isso. Isto pra mim eh campanha politica para TENTAR eleger o vampiro (aquele das ambulancias, Alstom, Buraquinho do metro de SP, entre outras mazelas, como por exemplo, seu envolvimento com o ladrao-mor do pais,a filhota Veronica socia e amiga dos Dantas) antecipadamente em 2010.

    ResponderExcluir