O louco

No pátio de um manicômio encontrei um jovem com rosto pálido, bonito e transtornado. Sentei-me junto a ele sobre a banqueta e lhe perguntei:
- Por que você está aqui? Ele olhou-me com olhar ironico e me disse:
- É uma pergunta oportuna a tua, e vou respondê-la. Meu pai queria fazer de mim um retrato dele mesmo, e assim meu tio. Minha mãe via em mim a imagem do seu ilustre
genitor. Minha irmã me apontava o marido, o marinheiro, como modelo perfeito para ser seguido. Meu irmão pensava que eu deveria ser idêntico a ele: um vitorioso atleta. E mesmo meus mestres, o doutor em filosofia, o maestro de música e o orador, eram bem convictos: cada um queria que eu fosse reflexo deles, seu vulto, um espelho. Por isso vim para cá. Acho o ambiente sadio...
Aqui pelo menos posso ser eu mesmo.
Anonimo

Um comentário:

  1. Com base na poesia o louco, percebo a grande influência que os adultos, sobretudo dos pais, na escolha profissional dos seus filhos. Isso tem acarretado inumeras frustações em muitos profissionais que por ai estão.Na saúde, educação, política dentre outras, vemos os descasos, a falta de ética o descompromisso...
    O caminho da escolha profissional tem, pelo menos dois lados: o lado da pessoa que escolhe, e o lado da profissaão que serão escolhidas. Para que a escolha seja possível é preciso conhecer esses dois lados da, talvez, decisaõ mais importante de nossas vidas. Primeiro é preciso conhecee-se, ou seja saber das próprias habilidades, interesses e valores, possibilidades e limites. Depois, é preciso saber das características da outra parte: o que será que ela (a profissão)vai exigir e oferecer p/ mim?

    ResponderExcluir