Quinto dos infernos - impostos

Ruy Debs, arquiteto do Guarujá (SP)

No século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% - ou seja, um quinto da produção, o que acabou dando nome à taxação altíssima e absurda.

Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro e, odiado pelos brasileiros, acabou apelidado de quinto dos infernos. E, como sabemos, foi ao tentar cobrar quintos atrasados, que a Coroa Portuguesa provocou a eclosão da Inconfidência Mineira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente dois quintos da nossa produção.

Ou seja, pagamos hoje nada menos que dois quintos dos infernos...

3 comentários:

  1. VERDADE. Q bom! Aqui também temos aulas de Historia do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Só que tem gente que não aprende por mais que se fale.

    Tem gente aqui que defendeu com unhas e dentes a prorrogação da CPMF, e aposto que vai defender o novo imposto para substituir a CPMF que está sendo arquitetado pelo governo.

    Os impostos aumentam e o retorno ao povo continua o mesmo. Para o povo nada muda. Só o valor dos impostos.

    O dinheiro extra que estamos pagando vai para alimentar Lula e seus aliados.

    ResponderExcluir
  3. 20 de julho dia do amigo
    Desde as primeiras comunicações humanas, nas eras mais primitivas, a espécie humana tratava seus companheiros de descobertas como grandes amigos. Com o passar do tempo,seus pensamentos foram se desenvolvendo e o seu aprendizado foi se ampliando. O ser humano passou a sentir que a amizade une as pessoas, enriquece experiências e incentiva na tomada de atitudes úteis para si e para o proximo. A partir dai, cada individuo passou a compreender que, no momento em que há uma junção de pessoas,com ideias diversificadas, tudo se tornou mais facil e possível de ser alcançado. A preservação de uma boa amizade é muito importante.E nesse espaço, quero
    agradecer a um amigo especial, a quem chamo de VIDA. Ele entrou na minha vida favorecendo meu crescimento, me dando o amor não só de homem, mas de companheira em tudo. Ele me compreende, valoriza, me promove.Quero dizer-te , nossos sentimentos caminharão juntos, e, se um de nós troperçar, que a mão amiga alcance, nos fazendo continuar, vamos lembrar momentos, dividir mágoas, tristezas, somar alegrias, subtrair dor. Multiplicar esperanças, dar potencia ao amor, tentar sermos felizes e nessa caminhada, com você amigo, amor, aprender muito mais. Lú

    ResponderExcluir