Os joguetes da velha mídia

O prezado amigo Briguilino deu-me a honra de conceder um espaço em seu combativo Blog. Prontamente aceitei.

Acredito que possa contribuir não com posts sobre os acontecimentos e notícias, pois isso o Briguilino já faz muito melhor do que eu. Assim, vou preferir colocar posts que, embora se refiram à política, podem ser classificados de crônicas. Segue a primeira.

A velha mídia (jornais, revistas, rádios e TVs) tem, quase em todo mundo, objetivos políticos. Aqui no Brasil ela sempre esteve a serviço dos poderosos. Aliás, hoje em dia as quatro principais famílias midiáticas - Marinho, Frias, Mesquita e Civita - estão entre os poderosos.

Certos políticos, à esquerda e à direita, se prestam a serviçais do PiG (Partido da Imprensa Golpista). Os jornalecões e redes de TV logo os exaltam. Só que essa moeda tem dois lados: assim como a carcomídia os usa, pode amanhã descartá-los. Vejamos:

Sarney - No passado, apoiado pela "grande" mídia. Hoje, é o demônio em pessoa, segundo essa mesma mídia golpista;

Gabeira - Anos atrás era uma espécie de personagem engraçado, ex-esquerdista, hippie e adepto do uso de drogas. Hoje é o herói, o estadista, o guardião da ética e da moral;

Collor - No passado foi o herói, o "caçador de marajás" - epíteto criado pela revista Veja. Hoje é um psicótico perigoso, de olhar assustador como o Hannibal Lecter do filme;

Soninha Francine - No passado foi demitida da TV de Serra (TV Cultura) por ter admitido usar drogas. Hoje, segundo a mídia, é uma mulher de valor, petista arrependida, uma heroína da ética;

Marina Silva - Em 2008 era a xiita radical, acusada pelos jornalecões de atrapalhar o agronegócio com sua mania de proteger o meio-ambiente. Agora que saiu do PT é uma mártir, uma verdadeira Joana D'Arc.

Quem apoia o governo Lula é execrado pela mídia golpista. A oposição é louvada. Demos, tucanos e petistas arrependidos são verdadeiros santos, mártires, de uma honestidade sem par. A velha mídia se vale do fato de que as pessoas, via de regra, são desmemoriadas politicamente. Não se lembram nem mesmo em quem votaram nas últimas eleições!

Os políticos que se deixam levar pelo canto de sereia da carcomídia recebem, por algum tempo, a graça de aparecer nos noticiários. Ficam sob os holofotes, com o ego inflado. Depois essa mesma mídia os descarta como copinhos de café usados. Esses homens e mulheres se acham muito espertos, mas são é muito tolos. Aceitam ficar em evidência por alguns meses em troca de venderem sua alma ao Diabo. Esquecem-se de ler as letras miúdas do Contrato com o Tranca-Ruas. Nelas está escrito que, depois dos holofotes, virá a obscuridade e o esquecimento.

Um comentário:

  1. Com certeza é uma honra para o Briguilino e todos os que acompanham este blog contar com a colaboração de tão competente crônista.
    Seja bem vindo Locatelli e parabéns pela postagem - crônica -. Que nos brinde sempre com esta qualidade.
    Abraços

    ResponderExcluir