Quando é melhor mentir


Marco Antonio Leite

Há vários tipos de pessoas que preferem a mentira (e fingem que não percebem que são traídas, por exemplo) e as que não suportam, mesmo que seja uma coisa mínima. De acordo com Elizandra, é muito difícil avaliar quando é melhor mentir. “De forma geral, a verdade é sempre melhor, mas em muitos casos é muito dura, por isso um recheio de mentira ou omissão ameniza”. Mas não em todos os casos...

“Dizemos que, para evitar complicações maiores, a mentira não faz mal. Porém, se a pessoa que receber a mentira não a aceitar tão tranquilamente, as coisas podem piorar posteriormente. O melhor seria não precisar mentir”, reitera. E a psicanalista defende que omitir uma traição esconde outros problemas.

“As coisas não devem ser vistas de forma tão simplista. A pessoa que traiu está querendo mentir para quem? Ficar quieto para não magoar é muito mais fácil do que tentar perceber o que está acontecendo na sua vida”, diz. “Traição não é algo da natureza do homem. Se ele se sente atraído por outra pessoa deve repensar seu relacionamento e suas vontades.”

Mentiras autorizadas

Graziele Reis, publicitária de 27 anos, acha que as lorotas brandas estão autorizadas. “Há coisas que soam indelicadas, por mais que o homem queira ser sincero. Se você se arruma, está se sentindo bem e o cara chega e fala que um detalhe seu está estranho (mesmo que seja só o batom que você está usando), isso já estraga a noite. A mulher fica insegura e quer voltar pra casa. Se não são aberrações, não precisam ser comentadas.”

Cristiane Anselmo diz que, no seu relacionamento, o acordo é prevalecer sempre a verdade. “Para o meu namorado, uma mentira abala a confiança. Então, eu prefiro falar sempre a verdade, mesmo achando que tem coisas mínimas que não fazem diferença”, diz a relações públicas de 30 anos. E o acordo vale mesmo quando a incomoda.  “Se ele falar que estou feia, eu não gosto. Mas encaro numa boa. Eu faço isso com ele também...”

Igor Montanheiro, 32 anos, diz que dificilmente um homem irá acertar. “Se você fala a verdade, ela não gosta. Se mente e ela descobre, não gosta também”. E ele não está falando de traição... “Se o cabelo dela estava horrível, você disse que estava lindo – mesmo que tenha achado mesmo – e a amiga dela chega e fala que está péssimo, ela volta para casa reclamando porque você não a avisou... É complicado!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário