É sempre o "outro"

Na papelaria, aborreço-me com a vendedora que sentencia: "Todo brasileiro é ladrão". A frase me irritou. As generalizações, em regra, me exasperam.


Interpelei-a: Seu pai é ladrão? Ela disse que não. Seu irmão é?, insisti. Também negou. E seu marido rouba? Negou com um gesto. Aí mais me irritei: Quer dizer que não são brasileiros? Se são, são também ladrões, como você diz. Ela calou, murcha. Tenho horror a este complexo de inferioridade que grassa entre nós.


São casos de alteridade conveniente, segundo a qual só o outro é culpado. Nós, nossos familiares, não.


Claro que, aqui, há ladrões. Mas eles também operam nos Estados Unidos, que têm a maior população carcerária do mundo. Há gente que só enxerga pecados, defeitos, no Brasil, nos brasileiros.


Lustosa da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário