Parafraseando
Mensagens, frases e poesias
Boletim Carta Maior - 03/01/2010
Caso não visualize esse email adequadamente
acesse este link
Boletim Carta Maior - 3 de Janeiro de 2010
Ir para o site
A longa despedida da ditadura militar no Brasil
O Brasil precisa se livrar da ditadura militar, mas não antes de dissecá-la e neutralizar-lhe as sementes. Os militares de hoje não podem ser obrigados a defender gente como o coronel Brilhante Ustra, o carniceiro do DOI-CODI de São Paulo, nem o capitão Wilson Machado, vítima mutilada pela própria bomba que pretendia explodir, em 1º de maio de 1981, durante um show de música no Riocentro, onde milhares de pessoas comemoravam o Dia do Trabalho. Um Exército que dá guarida e, pior, se orgulha de gente assim não precisa de mais armamento. Precisa de ar puro.
O artigo é de Leandro Fortes.
> LEIA MAIS
|
Política
|
03/01/2010
"Queremos Uruguai cheio de engenheiros, filósofos e artistas"
O presidente eleito do Uruguai, José "Pepe" Mujica, reuniu-se com um grupo de intelectuais em dezembro de 2009 e fez alguns pedidos a eles: que contagiem todo o povo uruguaio com o olhar curioso sobre o mundo, que está no DNA do trabalho intelectual, e com o inconformismo. Mujica propõe também uma revolução na educação. "Escolas de tempo completo, faculdades no interior, ensino superior massificado. E, provavelmente, inglês desde o pré-escolar no ensino público. Porque o inglês não é idioma falado pelos ianques; é o idioma com o qual os chineses conversam com o mundo. Não podemos ficar de fora".
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
30/12/2009
O ano do Brasil e do presidente Lula
Dificilmente poderia ter havido ano mais auspicioso para o Brasil. Isso esteve claro nos momentos finais da conferência de Copenhague. Obama chegou atrasado, perdeu o bonde da História e, esnobado pelo presidente chinês Wen Jiabao (que se fez representar por gente de escalão inferior em reuniões de que Obama participava) invadiu como um penetra a sala onde se reuniam Brasil, África do Sul, Índia e China, o BASIC. Foto e relato do New York Times retrataram o quadro insólito em Copenhague. Obama entrou sem ser convidado. Vou sentar ao lado do meu amigo presidente Lula, disse. O artigo é de Argemiro Ferreira.
> LEIA MAIS
|
Política
|
29/12/2009
• Jornal Le Monde elege Lula como o Homem do Ano
• Beto Almeida: Lula, o mundo e a mídia
Quem tem medo do Lula?
Quem tem medo do filme Lula, filho do Brasil? Opinem o que acham do filme. Eu abro com a minha.
-
01/01/2010
Colunistas
Luís Carlos Lopes
Falando do futuro (Pindorama, em 2345)
Lá pelo ano de 2345 saúda-se a memória dos que lutaram contra um poder senil, entre 2064 e 2080, e lamenta-se que poucos dos velhos responsáveis pela barbárie da época tenham sido efetivamente julgados pelos seus crimes contra a humanidade.
-
03/01/2010
José Luís Fiori
O debate da política externa: a moral internacional e o poder
Ao receber o Nobel da Paz, Obama recorreu às idéias de São Agostinho e de Santo Tomás de Aquino sobre a legitimidade moral das "guerras justas". Ao fazer isso, retomou a tese medieval de que existiria uma única moral internacional, situada acima de todas as culturas e civilizações.
-
31/12/2009
Flávio Aguiar
O pósanticontra muitoantespelocontrário-Lula
Uma das chaves da propaganda anti-Dilma é a de que o cavaleiro conservador que entrar na liça não será um anti-Lula, mas sim um pós-Lula. Olhando-se para esse comportamento da nossa direita na frente externa, vê-se logo que isso é um fraseado sem pé nem cabeça.
-
29/12/2009
Gilson Caroni Filho
A direita e o suplício de Papai Noel
O título de Homem do Ano em 2009", concedido a Lula pelo Le Monde, representou " o suplício de Papai Noel" para um jornalismo que se esmerou, com textos de contornos cada vez mais nítidos, em servir como porta-voz das forças mais reacionárias da sociedade brasileira.
-
30/12/2009
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web
Nenhum comentário:
Postar um comentário