Blog do Briguilino
Uma pessoa que devia estar velho e continua menino
Do microcosmo do atómo ao macrocosmo do universo
Boletim Carta Maior - 08/01/2010
Caso não visualize esse email adequadamente
acesse este link
Boletim Carta Maior - 8 de Janeiro de 2010
Ir para o site
Os EUA e a "pacificação presidencial" na América Latina
O presidente Barack Obama distanciou os EUA de quase toda América Latina e Europa ao aceitar o golpe militar que derrubou a democracia hondurenha em junho passado. O apoio ao processo eleitoral garantiu para os EUA o uso da base aérea de Palmerola, em território hondurenho, cujo valor para o exército estadunidense aumenta na medida em que está sendo expulso da maior parte da América Latina. Obama abriu a brecha ao apoiar um golpe militar, repetindo uma prática dos EUAbem conhecida na América Latina. O artigo é de Noam Chomsky.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
07/01/2010
A doutrina Hillary: a gestação do argumento golpista
Os apologistas do processo eleitoral passaram a questioná-lo. Os argumentos que tiram da manga são de uma imoralidade que beira o ridículo. Dizem, por exemplo, que o que conta não são as eleições, mas sim a ação de governo; ou que o sufrágio contaminado de populismo é um engano (quando ganha a esquerda, é claro) e outras afirmações no mesmo estilo. A ?doutrina desqualificadora da eleição? vem ganhando terreno em diversos setores políticos e já foi expressa, em reiteradas declarações, pela atual secretária de Estado dos EUA. O artigo é de José Vicente Rangel.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
07/01/2010
Justiça suspende anistia a camponeses do Araguaia
Juiz federal do Rio de Janeiro suependeu pagamento de indenizações a 44 camponeses da região do Araguaia, anistiados pela Comissão de Anistia em 2009. Decisão liminar atende ação interposta por assessor ligado ao gabinete do deputado Flávio Bolsonaro (PP-RJ), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). "Este mesmo cidadão ingressou com outra ação popular que suspendeu a anistia de Carlos Lamarca que concedemos em 2007", revela Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia, que vai recorrer da decisão da Justiça federal do RJ.
> LEIA MAIS
|
Política
|
05/01/2010
• Leandro Fortes: A longa despedida da ditadura militar
• Carta aberta de Alipio Freire a Paulo Vannuchi
Colunistas
Laurindo Lalo Leal Filho
Sobre garis e democracia
Pouco depois de revelar o seu verdadeiro caráter em público, referindo-se preconceituosamente aos garis na passagem do ano, o apresentador de TV Boris Casoy volta à carga. Como se nada tivesse acontecido retorna com informações truncadas, nitidamente partidarizadas.
> LEIA MAIS
|
07/01/2010
Flávio Aguiar
A alquimia do Estado brasileiro
Existem dois elementos primevos na alquimia do moderno Estado brasileiro, ou se quiserem outro falar, dois signos arcanos no seu zodíaco: o positivismo de Auguste Comte, mas transculturado para nossa terra, e o liberalismo que aqui se aculturou à escravidão.
> LEIA MAIS
|
06/01/2010
Você é a favor ou contra a união civil homossexual?
Esse direito faz parte do Plano Nacional dos Direitos Humanos do governo. A Igreja católica se pronunciou contra, assim como em relação ao direito ao aborto. Qual sua opinião?
-
08/01/2010
Análise & Opinião
Breno Altman
Fórum Social Mundial, décima edição
O discurso autonomista, tão proeminente nas primeiras edições do Fórum Social Mundial, apresenta-se hoje como uma relíquia exótica, desprovido de vida e conexão com a realidade. O que explica a irrelevância à qual, pouco a pouco, vai sendo condenado o próprio Fórum.
-
06/01/2010
Washington Araújo
Que vazem os áudios!
Existem consequências e consequências. No caso Ricupero custou-lhe o então muito vistoso Ministério da Fazenda. No caso Bial restou-lhe a opção de apresentar o Big Brother Brasil. No caso Casoy? bem, aí o mistério é impenetrável.
-
06/01/2010
Marcelo Salles
Uma excelente reportagem e uma sugestão de pauta
A TV Brasil exibiu extensa e corajosa reportagem sobre a tragédia ocorrida em Angra dos Reis, mas com uma grande diferença em relação às empresas comerciais: a especulação imobiliária aparece entre os atores causadores das cinquenta mortes.
-
05/01/2010
Em Destaque
2010: perspectivas para as crises e conflitos nas relações internacionais
O ano de 2009 não apresentou grandes novidades ou esperanças maiores sobre o que poderá nos esperar em 2010, por mais que a eleição de Barack Obama o tenha sugerido. Em um ano, as crises mantiveram-se praticamente as mesmas e a tão esperada ?nova abordagem? das relações internacionais na verdade não aconteceu. Deu-se, isso sim, a instauração de um clima mais aberto, mais voltado para o entendimento em alguns campos, em particular entre os grandes centros de poder. O artigo é de Francisco Carlos Teixeira da Silva.
-
04/01/2010
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário