“Quem muita liberdade canta, pouca liberdade tem”

Penso que a verdadeira liberdade é um ato de estabilidade interior como a solidão... Penso ainda, “Quem muita liberdade canta, pouca liberdade tem”.

Quem não quer ser livre?  Mas ser livre não é uma tarefa fácil, pois sempre encontramos obstáculos pelo caminho. Não é apenas a sociedade que nos impede a liberdade, algumas vezes, nos é podada até mesmo dentro de casa e isso tudo acontece porque nós deixamos.

 Anos atrás não tinha a liberdade que eu tenho hoje... Nada me impede fazer passeios na orla da praia nos finais de tarde, sentar na areia e passar horas admirando o mar quando tenho vontade, nada me impede de dançar; de rir a vontade, hoje pouco me importa se criticarão minha risada ou não. E mesmo  tendo conquistado uma parte da minha liberdade não sou totalmente livre.

Henrique Szklo diz: “Liberdade é poder dizer o que pensa, contanto que não ofenda ninguém. Portanto, liberdade não existe”...
Já tive momentos em minha vida que eu me policiava para não ficar dizendo o que penso para não ofender o outro, mas com o passar dos anos descobri que poucas pessoas se importam se te ofendem ou se te magoam ou não quando dizem o que pensam...

Muitas coisas que estão ao nosso redor também contribuem para a falta de liberdade. Existem pais que se deixam sufocar por seus filhos com suas vontades absurdas; casamentos com cobranças constantes, relacionamentos livres que na verdade não são; ainda têm pessoas que aceitam opiniões prontas sem querer pensar em formar suas próprias opiniões...

Até o que foi imposto por uma criação obsoleta torna- se difícil de se livrar. Têm pessoas se agarram as outras como se fossem orquídeas para poder sobreviver.

Quem ainda se sacrifica por essas coisas não pode dizer que é totalmente livre. Infelizmente convivemos numa sociedade hipócrita que sorri na frente e te malha pelas costas, isso sem contar alguns grupos de pessoas com quem interagimos que também nos cobram melhores posturas como se a delas fosse a mais perfeita.

Sei o quanto é necessário para nossa auto-estima termos um elogio, o quanto somos sedentos de carinho, que gostar de alguém é sempre muito bom e que dar amor e receber dá sentido à vida, e mesmo gritando por liberdade sempre queremos e precisamos de um colo.

A verdade é: que a liberdade total está além do nosso alcance, a sociedade e a vida nos cobra muito nos impedindo de sermos totalmente livres. Penso que o caminho da liberdade é aprender não apenas viver sozinho, mas gostarmos acima de tudo da nossa companhia...

A partir daí, descobriremos, que ser livre é encontrar entradas por onde possamos respirar fazendo as coisas que gostamos sem termos que colocar obstáculos em nada e sem conflitar com ninguém.
 
                                                                                                                                                  15/01/2010
                                                                                                                                  SBernardelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário