154 anos - Quixeramobim inicia festividades de emancipação

Conhecido por sua forte religiosidade e vocação pecuária leiteira, o maior Município do Sertão Central em extensão territorial, inicia hoje, as festividades do seu 154° aniversário. 

A cidade vai acordar com alvorada por suas ruas. Em seguida, hasteamento das bandeiras com a fala oficial do prefeito Edmilson Júnior, na solenidade de abertura da Semana do Município, às 8 horas, na Praça Capitão Dias Ferreira. A festa se encerra no próximo sábado, dia 14, data oficial de sua fundação. Até lá, um extenso e diversificado calendário de atividades.

Na programação estão previstas inaugurações, escolha da Rainha do Município e homenagens como a do historiador e professor da Universidade Estadual do Ceará, Antonio José Simão Cavalcanti. Ao meio dia desta terça-feira, em cadeia de rádio, "Marum Simão", como é mais conhecido, fará discurso para seu povo, enfocando "Quixeramobim na História". A programação de aniversário prossegue até domingo com a corrida rústica do TG. 10.020 e do Circuito de Bicicross, fechando as comemorações.

No início do século XVIII, nascia a história deste Município, na época pertencente à Aquiraz. As primeiras sesmarias localizadas às margens dos rios Ibu e Quixeramobim foram distribuídas em 1702. Os índios que frequentavam a região eram os Quixarás, Canindés e Jenipapos. Pertenciam à tribo dos Taraiús. O pequeno povoado de Quixeramobim começou a ser formado uma década depois, quando chegou ao local o capitão Antônio Dias Ferreira. Boqueirão de Santo Antônio foi o nome dado à fazenda onde 144 anos mais tarde surgia esta cidade. Abençoado por Santo Antônio e privilegiado geograficamente, o Município possui excelentes recursos hidrográficos.

Cortada pelo rio homônimo, a cidade ostenta em seu coração o marco geográfico do Estado, erguido pelo IBGE com assinatura do arquiteto Fausto Nilo. No entorno do monumento de granito e aço, o Paço Municipal, a Capela do Senhor do Bonfim, a Igreja Matriz, o casarão de Antônio Conselheiro, o mártir de Canudos, e a Casa de Câmara e Cadeia, onde atualmente funciona a Câmara de Vereadores, são alguns marcos da riqueza histórica do mais antigo povoado da região do Sertão Central.

Além da caracterização de suas fortíssimas raízes históricas, esta cidade, situada a 207km de Fortaleza, destaca-se por ter o maior parque industrial da região Centro do Ceará.

São mais de oito mil empregos no setor calçadista e pelo menos dois mil na agroindústria. Hoje, são quase 80 mil habitantes, distribuídos, em sua maioria, nos distritos de Belém, Encantado, Lacerda, Manituba, Nenelândia, Passagem, Damião Carneiro, além de São Miguel e Uruquê.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário