Sabe quando dá vontade de comer algo totalmente diferente? Esse post é sobre isso. De setembro a novembro, Xangai comemora a estação do caranguejo-peludo. Nesse período, o crustáceo toma conta das mesas de restaurantes, casas e barraquinhas da cidade. A carne branca e densa, mais doce que a de outros caranguejos vale a viagem.
Para os chineses, os caranguejos-peludos são cheios de yin, energia que acalma o organismo, por isso, a sua temporada é vista não só como gastronômica, mas como terapêutica também.
A maior parte dos crustáceos vem de Yangcheng, lago de água doce da região e trazem com o selo Yangcheng Lake (mas é bom ficar atento às ofertas. O preço nunca é muito baixo. Se for, talvez se trate de produtos pouco frescos ou de procedência obscura. Outra dica é: evite caranguejos ditos selvagens. Isso porque os que são realmente selvagens têm preços exorbitantes e os que não têm podem vir de áreas poluídas).
Os melhores lugares para saborear um banquete de caranguejos-peludos cheios de ovas são o restaurante Ye Xangai e Westin Hotel. Peça os preparados no vapor e temperados com vinagre de arroz preto acompanhado de vinho amarelo de arroz. Depois, é só curtir o yin percorrendo todo o corpo e dormir feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário