Os pés de um corredor (especialmente dos que fazem longas trilhas) nunca são perfeitos, mas a joanete, além de esteticamente feia, incomoda e machuca. Doeu? Confira alternativas para evitá-la e tratá-la:
O que causa a joanete é a pressão provocada pelo excesso de pronação (curvatura na planta do pé, que faz com que a sola do sapato gaste mais intensamente do lado de fora), que faz com que a articulação do dedão do pé (hálux) inche, formando uma protusão óssea.
Para tratar, o melhor é procurar um ortopedista, que, provavelmente, vai pedir para quer você use órteses (aparelhos ortopédicos que são utilizados por um tempo determinado) e tênis especiais, que estabilizem os pés, impedindo que o movimento agrave o problema. Em casos graves, a cirurgia é recomendada. Infelizmente, como a joanete está relacionada a uma postura podal, muitas vezes, o problema volta depois de algum tempo da cirurgia. A melhor opção é combinar o tratamento cirúrgico, com aparelhos e R.P.G., Movimentos Integrativos ou Rolf, que trabalham na reprogramação global da postura, inclusive dos pés.
Usar tênis de corrida e calçados de passeio com bastante espaço na frente e evitar salto alto é imprescindível para evitar o aparecimento ou a intensificação do problema.
Por Editora EcoSport
Nenhum comentário:
Postar um comentário