Nos tempos bicudo refrigerante era só aos domingos
- O Estado de S.Paulo
Em quase um ano, o carrinho de compras da família Fucidji aumentou. Igor e Débora casaram em novembro do ano passado e gastaram na primeira compra mensal de supermercado R$ 270. “A nossa despesa era só de produtos básicos.”
Na sexta-feira, o casal, que comemora o nascimento da primeira filha, Luiza, de 37 dias, desembolsou R$ 350 no supermercado, quase 30% a mais do que 11 meses atrás.
Além das fraldas e do leite para a filha, as compras da família, que tem renda mensal de R$ 3.500, incluem salgadinhos, sucrilhos, pipoca, suco e queijo petit suisse, entre outros itens tidos como não básicos. Igor contou que, logo quando casaram, refrigerante era só aos domingos e agora já faz parte do dia a dia.
A mudança de comportamento de consumo ocorreu porque no ano passado ambos tinham dívidas com pagamento em atraso. Por isso, a decisão do casal para começar uma nova vida foi zerar o placar das dívidas, economizando nas compras de supermercado.
Quase um ano depois, Igor disse que o cenário é bem diferente: ele até pode se dar ao luxo de comprar itens supérfluos e ainda fazer uma poupança, sonhando com a casa própria.
As compras de supermercado também estão mudando para a estudante de educação física Angela Tatiane da Silva. Bolacha recheada, iogurte, requeijão, sorvete e pratos prontos congelados passaram a fazer parte da lista de compras, mas esporadicamente.
Com renda mensal de R$ 600 que recebe pelo estágio na academia na qual trabalha, Angela contou que os seus rendimentos tiveram aumento de 8% neste ano. “A renda melhorou”, disse a estagiária, que mora com a mãe e é a principal renda da casa.
Apesar do reajuste, ela considera a sua renda muito baixa, por isso é que faz uma espécie de “rodízio” na compra de itens tidos como sofisticados. Isto é, a cada ida ao supermercado compra um desses produtos para “matar a vontade”.
A microempresária Marcela Rodrigues ampliou as compras de alimentos e artigos de higiene e limpeza praticamente na mesma proporção do aumento da renda. Com mais clientes, o faturamento da sua empresa cresceu 30% neste ano e os gastos no supermercado, 25%.
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