"Tudo é reciclavel, principalmente as ideias", Joel Neto
O Sindiverde - Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará - e o INDI - Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará -, um dos muitos braços da Fiec - Federação das Indústrias do Estado do Ceará -, marcaram para novembro próximo o Recicla Nordeste 2010. Trata-se de uma grande mostra de máquinas, equipamentos, matérias-primas e produtos para o segmento de reciclagem em Fortaleza, no Centro de Convenções.
O objetivo, afirmam os promotores, é atuar pela modernização das indústrias da área, que estão de olho na reciclagem do plástico, ferro, vidro, eletroeletrônico, madeira e água, entre outros. Algo, como se nota, muito mais complexo e sofisticado do que os carrinhos de catadores que se arrastam pelas ruas de Fortaleza - alguns cujos condutores são retratos semivivos, ou quase mortos, da miséria, do vício em crack, da falta de teto, de saúde e educação e, sobretudo, do distanciamento da dignidade. É aí que está o nó da questão.
Se há um polo do segmento privado em desenvolvimento, gerando bons negócios e proferindo um discurso que incorpora expressões da moda, como "cadeia produtiva", "emprego e renda", "consciência ecológica" e "responsabilidade socioambiental", por que cargas d´água não se vê no Poder Público uma contrapartida eficiente, decisiva, em favor da parte vulnerável desse enredo?
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário