Clubes de compras coletivas on-line

Deus ajuda quem cedo madruga. O velho ditado também vale para quem quer aproveitar as ofertas oferecidas pelos sites de compras coletivas. Os produtos ou serviços anunciados têm um número limitado de vendas, por isso se dá bem quem chegar, ou clicar, primeiro. A modalidade virou um sucesso no Brasil e vem conquistando cada mais adeptos. Para conhecer esse "mundo de descontos", o internauta deve ser cadastrado em algum site do tipo. As ofertas, além de anunciadas nas páginas dos clubes virtuais, são enviadas por e-mail, geralmente durante a madrugada. E tem de tudo: produtos de beleza, tratamento estéticos, roupas, acessórios, opções de lazer e entretenimento, viagens, restaurantes.

Os sites de compra coletiva são uma boa opção para conseguir bons descontos, mas, como em toda relação de consumo, são necessários alguns cuidados para evitar dores de cabeça. O Procon ainda não tem um levantamento específico para os clubes de compras, mas a entidade já tem registrado algumas queixas, principalmente quanto ao prazo de entrega. O órgão também vem recebendo consultas sobre a idoneidade dessas empresas. Listamos precauções básicas que você deve tomar para aproveitar mais essa modalidade de comércio eletrônico, que não para de crescer no Brasil.

Não compre por impulso
"Já virou uma rotina para mim verificar as ofertas oferecidas pelos sites", diz a designer Zélia Torrezan, de 22 anos, adepta há seis meses desse tipo de promoção. A designer afirma que costuma dividir no Twitter ou em seu blog pessoal suas experiências no comércio eletrônico. O maior foco da jovem são os restaurantes e os produtos relacionados à estética. A compra por impulso, muito normal nesse tipo de promoções, já atingiu Zélia. Ela conta que já comprou um tratamento para os cabelos sem necessidade. "Era de um salão conhecido e o preço estava muito em conta. Acabei me arrependendo. Não foi o que eu esperava", diz.

Teste o serviço antes de investir pesado
A estudante Natália Goltara, de 21 anos, diz que é cadastrada em pelo menos dez sites diferentes. "As compras on-line viraram parte do meu cotidiano. É tão simples e prático que dificilmente vou às lojas físicas", afirma. Para evitar dor de cabeça, como demora em receber o produto ou decepção com o que foi adquirido, Natália diz que busca dicas de amigos e na própria internet. A primeira compra foi feita por um valor bem baixo, apenas para testar o serviço. "Nunca tive nenhuma experiência ruim. Mas recomendo que as pessoas façam tudo com cautela", diz.

Fique atento às regras de cada site
Comprar por internet não é mais uma novidade. Mas, no caso dos clubes de compras coletivas, os consumidores precisam estar atentos às condições que cada site apresenta. Os sites de venda têm que seguir o Código de Defesa do Consumidor, como qualquer outra relação de consumo. Mas, há algumas particularidades. Por exemplo: é muito comum que uma determinada oferta só tenha validade se atingir um número mínimo de compradores. De acordo com Valéria Cunha, assistente de direção do Procon de São Paulo, não há nada de errado nessa prática, desde que o consumidor seja avisado previamente. "Obedecendo a essa regra, o consumidor não estará sendo induzindo ao erro", diz. O site também deve informar para o cliente que a compra não foi validada em função do pacote oferecido não ter atingido o número de compradores necessários. É importante também conferir o prazo de entrega do produto ou da validade dos cupons de desconto.

Você tem sete dias para se arrepender
Há uma condição do Código de Defesa que diz que, em compras feitas à distância, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o dinheiro de volta, inclusive o valor pago pelo frete. "Ele pode ter comprado por impulso ou perceber que o produto não é exatamente aquilo que foi demonstrado na imagem publicada na internet", diz Valéria Cunha, do Procon. Passados esses sete dias, caso o produto apresente algum defeito de funcionamento, a indicação é procurar o fabricante.

A quem reclamar?
Na maioria dos sites, o pagamento é efetuado integralmente para eles, que posteriormente repassam parte do valor para as empresas parceiras. Caso o consumidor tenha algum problema com o produto – como um eletrodoméstico, ele deve reclamar, de maneira geral, com quem vendeu a mercadoria. Para o caso dos descontos em restaurantes ou clínicas de estéticas – duas opções bastante procuradas pelos internautas – é preciso observar caso a caso. Se a pessoa passar mal ao ingerir determinado alimento, ela deve reclamar diretamente ao estabelecimento (restaurante). O intermediário só será responsável caso o consumidor não consega agendar ou fazer uso do produto comprado.

Clubes de compras comemoram o sucesso

EXPANSÃO Daniel Funis, diretor de marketing do GroupOn, diz que desafio é conquistar as principais cidades brasileiras
O ClubeUrbano, que pertence ao GroupOn, grupo pioneiro desse tipo de serviço no mundo, está há pouco mais de quatro meses no país e já contabiliza dois milhões de usuários cadastrados. O Brasil já ocupa o quinto lugar no ranking dos países com maior receita do GroupOn, perdendo apenas para os Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

"O Brasil surpreendeu. O grupo não esperava um crescimento tão rápido", diz Daniel Funis, diretor de marketing do GroupOn. Durante esses quatros meses de operação por aqui, o site já anunciou cerca de duas mil ofertas e trabalhou com 1.400 empresas parceiras.

Em breve, o ClubeUrbano vai virar definitivamente GroupOn Brasil. Na chegada do site ao Brasil, isso não foi possível, já que outro site do mesmo segmento havia registrado o domínio. Para Funis, o próximo desafio é expandir as operações para todas as principais cidades no país (eles estão em 22, atualmente). "As pessoas estão começando a entender agora o que é compra coletiva. É um momento de consolidação desse tipo de serviço. O mercado brasileiro tem muito potencial e nós vamos atrás disso", diz.

Outro site de compras coletivas, o Groupalia, que foi criado na Espanha em maio deste ano e atua também na Itália, no México e na Argentina, começou as operações no Brasil em agosto. A expectativa é de que o faturamento por aqui triplique até dezembro e supere o da matriz na Espanha. A atuação do grupo, limitada a São Paulo e Rio de Janeiro, deve chegar a outras quatro capitais até o fim do ano: Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

Há ainda sites que trabalham com um tipo de público específico. E com o mesmo sucesso. É o caso do Privalia, do mesmo grupo do Groupalia, que oferece descontos em marcas premiun, nacionais e internacionais, e não exige número mínimo de compradores por ofertas, como ocorre com as compras coletivas. O site – que está presente na Espanha, Itália, Brasil e México – tem seis milhões de usuários cadastrados pelo mundo, cerca de 1,7 milhão só no Brasil, onde está há um ano e meio.

De acordo com André Shinohara, CEO da empresa Privalia Brasil, o país vem liderando o crescimento internacional do grupo. Comparado ao primeiro semestre de 2009, o crescimento em vendas foi de mais de 1.500% neste ano. "Nosso diferencial é, justamente, oferecer marcas diferenciadas. Há cada vez mais pessoas interessadas nesse tipo de consumo", diz.

Nos próximos dias, pelo menos outros dois sites de compras coletivas devem iniciar as suas operações. O Sóop (Só Oportunidades), que vai sortear – por meio de um concurso cultural – dez pares de ingressos para o disputado show do cantor Paul McCartney, e o Santo Desconto, que promete até 90% de abatimento em produtos e serviços em diversas áreas.

3 comentários:

  1. Ricardo Carvalho08 novembro, 2010

    Esta novidade do consumo instantaneo é muito boa, não precisamos esperar até a oferta terminar.

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  2. Fiquei sabendo da abertura de mais um tambem! O www.formigon.com.br ouvi dizer q vai começar com uma oferta sexta-feira! parece que vai vim com tudo também, vamos aguardar!

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  3. Talyta Barcelos08 novembro, 2010

    Sou cliente da MOI DE GENTE e estou muito satisfeita com as ofertas, produtos e serviços oferecidos pela empresa! É a mais nova empresa no segmento da região e já atua com força e potencial no mercado. Entre, conheça e confira as promoções da MOI: www.moidegente.com.br

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