Congresso intensifica preparativos para a posse da Dilma

Com a instalação, hoje da equipe de transição do governo da presidente eleita Dilma Rousseff, intensificam-se também no Legislativo os preparativos da posse presidencial. Apesar de o presidente do Senado, José Sarney, e Dilma Rousseff ainda não terem fixado o horário dessa cerimônia, que acontecerá no dia 1º de janeiro, a expectativa é de que o evento, como em anos anteriores, ocorra à tarde. Isso para permitir que os governadores eleitos tomem posse antes de se deslocarem para assistir à cerimônia em Brasília.

No momento em que a equipe de transição do novo governo se instalava em Brasília para iniciar seus trabalhos, a coordenadora dos preparativos da posse presidencial no Legislativo, a secretária-geral da Mesa do Senado Claudia Lyra, reunia-se com os vários setores do Parlamento incumbidos de organizar essa cerimônia. O encontro foi na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado.

[A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lira, coordena reunião preparatória para a posse de Dilma Roussef , em 1º de janeiro de 2011.Fotógrafo: José Cruz/Agência Senado]

Esses setores iniciaram as atividades de preparação do evento antes mesmo de realizadas as eleições. Funcionários da Gráfica do Senado, da Secretaria de Relações Públicas e da Polícia do Senado se mobilizam desde junho para organizar a cerimônia, que deve reunir em torno de 1.200 pessoas para saudar a mulher que vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos.

Como ocorreu em posses anteriores, a cerimônia está prevista para durar aproximadamente duas horas e deve atrair inúmeras pessoas à Esplanada dos Ministérios, mesmo com as chuvas próprias dessa época do ano na capital. Dilma Rousseff e o vice-presidente eleito, Michel Temer, vão partir da Catedral de Brasília em direção ao Congresso, em carro aberto. Em razão do risco de chuva, há um plano alternativo para o trajeto em carro fechado.

No Congresso, os eleitos serão recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. No plenário da Câmara, a nova presidente será saudada por Sarney e, em seguida, o primeiro-secretário da Mesa do Congresso fará a leitura do termo de posse. A presidente e seu vice assinarão o livro e Sarney os declarará empossados. Eles assumirão oficialmente seus cargos, devendo então Dilma Rousseff fazer seu primeiro pronunciamento à nação.
Teresa Cardoso / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário