Mantega a caminho do governo Dilma

A nova equipe econômica da presidente Dilma, ao que tudo indica, terá nomes e rostos já bem conhecidos pelo mercado.

por Hugo Cilo

A julgar pelas recentes aparições do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao lado dela, ele deve ser o primeiro a garantir sua permanência no time que conduzirá a economia nos próximos anos. Essa possibilidade vai além da especulação. Aos mais próximos, Dilma tem dito que Mantega possui o perfil adequado para contribuir na implementação de sua área econômica para induzir o crescimento. 

86.jpg
Guido Mantega: ele passou 30 horas ao lado de Dilma, rumo a Seul

A continuidade de Mantega seria positiva por vários aspectos. Sob a ótica do mercado, a permanência dele representa um horizonte sem muitos solavancos – e, quanto menos surpresas, melhor. No campo político, Dilma atenderia a um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nunca escondeu a confiança e a admiração pelo trabalho de seu fiel escudeiro. 
 
Já para o próprio Mantega, a extensão de seu trabalho no próximo governo significaria a continuidade das conquistas no controle da inflação e no modelo de câmbio flutuante, além de uma política mais agressiva de redução dos juros.Durante toda a semana, Dilma, Lula e Mantega caminharam juntos quase todo o tempo no encontro do G20, em Seul. Em clima de descontração, fizeram questão de mostrar sintonia no processo de transição. 
 
Quando perguntaram a Dilma sobre Mantega, ela apenas disse que a escalação do ministério ainda não começou. Nesse hora, discretamente, Mantega sorriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário