Homem com H


Considero sempre oportuno relembrar histórias verdadeiras de brasileiros de verdade. Leonel Brizola tinha um primo chamado José Calixto, que em 1961 liderou um grupo de trabalhadores rurais sem terra, espécie de MST da época - sem os vícios de alguns setores do movimento, hoje em dia -, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Ao tomar conhecimento de que os militares teimavam em não aceitar a posse do vice-presidente João Goulart, com a renúncia de Jânio Quadros, Calixto reuniu 5 mil homens com suas pás e enxadas e seguiram a pé na direção de Porto Alegre, para lutarem em defesa da legalidade.

Na metade do trajeto, sufoco para alimentar aquele monte de gente, o líder fez uma parada e disse aos comandados: ´Eu vou deixar vocês roubarem um pouquinho. Quem quiser roubar um pouquinho dê um passo a frente´! Uma centena aderiu. E José Calixto disse: ´Agora eu sei quem são os ladrões. Os que deram um passo a frente estão fora. Ladrão não luta pela Pátria´!

Sábias palavras do líder camponês José Calixto. Como é que eu vou defender a minha Pátria se não passo de um reles ladrão? É triste olhar hoje algumas figuras muito falantes do Parlamento se dizendo patriotas e, por trás delas, fortunas colossais acumuladas de forma ilícita, a maioria depois que ingressaram na vida pública. Pior é que passam aos filhos a forma de proceder.
Neno

Nenhum comentário:

Postar um comentário