Consulta sobre a construção da usina de Belo Monte

images?q=tbn:ANd9GcS4lMr6Lj34zYkeWu8Ap45tVs8UgTRK_M141MarSWiqEqYCLUpSVocê é contra ou a favor? Comente!


13 comentários:

  1. Luciano Montanha28 janeiro, 2011

    Acho absurda a concessão para esta usina. O discurso desenvolvimentista afirma a necessidade de ela ser construída. Campanhas absurdas e preconceituosas nos separam entre brasileiros e indígenas, como se estas populações originais não fossem cidadãos de direito. Fato é que uma usina deste porte no coração da amazônia fará com que surjam núcleos urbanos desordenados, extinguirá ecossistemas, prejudicará a vida nesta floresta. Esta é a única opção que temos? É necessário agredirmos um patrimônio como a amazônia para resolvermos problemas econômicos de curto e médio prazo? O impacto e o prejuízo serão para sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidreletrica na Floresta amônica é um erro Crasso.sabemos que usinas deste tipo gera mais CO²,Metano,Propano e Butano(gases que provocam efeito estufa"é maior que em termoelétrica.Sou ,Francamente favoravel a construção de usinas nucleares,não há energia mais limpa e mais seguro

      Excluir
  2. Aos que são contra:

    Qual é a solução para o desenvolvimento da região ?

    Uma penca de termoelétricas consumidoras de oleo poluente ?

    Me poupem !


    Sou a favor do desenvolvimento de TODAS as regiões do país !

    Falar dos bairros nobres dos grandes centros, que é contra porque é contra é facil, né ?

    ResponderExcluir
  3. Denis Alberto28 janeiro, 2011

    se todos os pesquisadores dos principais centros de pesquisas brasileiros que tratam a questão ambiental no país estiverem equivocados, se todos os movimentos, organizações e cidadãos brasileiros engajados na causa ambiental e no desenvolvimento sustentável estiverem também errados, se todas as agências de noticias ambientais estiverem mentindo, se a Constituição Federal do país estiver equivocada, junto com dezenas de leis que vetam o projeto estiver desatualizada, se todos os "ex" diretores desligados/ demitidos do Ibama, irresponsávelmente estevirem impedindo por razões que não sejam técnicas a viabilização desta obra, se o governo assegurar que alagar uma área imensa da floresta, desviar rios, liberar toneladas CO2 sequestrados durante milênios pelas árvores da região, terão um efeito mínimo na flora e fauna e se tudo isso não gerar nenhum impacto catastrófico na natureza e sobretudo optarmos por desrespeitar a dignidade dos índios da região. A licença para a construção da Usina de Belo Monte deve ser concedida. Caso contrário seria louvável o governo reconhecer que não há condições de continuar com esse projeto que é um crime ambiental e viola diretamente direitos humanos não sairá "goela a baixo".

    ResponderExcluir
  4. Nilson Lage28 janeiro, 2011

    Defendo a usina. Primeiro, porque o potencial energético dos rios é um privilégio do Brasil e deve ser aproveitada ao máximo como fonte de energia limpa.
    Segundo, poque não acredito que, com mini-usinas hidráulicas e ventoinhas nas praias se atinja o potencial programado. De toda forma, essas fontes alternativas são importantes para assegurar o fornecimento estável na periferia do sistema elétrico e em horas de pico de consumo, bem como para manter o fornecimento em períodos de seca, preservando a natureza do impacto poluidor das termoelétricas.
    Terceiro, porque o direito das minorias deve ser respeitado desde que não signifique o prejuízo generalizado da maioria, ou, pelo contrário, não haveria democracia.
    Quarto porque essa história de "terra dos ancestrais" é apenas levantada por antropólogos aue só vêm no universo a matéria que estudaram e a ideologia que a acompanha..
    Quinto, porque as pessoas e grupos de mídia que se mobilizam contra Belo Monte são as mesmas que sempre lutaram contra as causas p0pulares e pela preservação da "miséria folclórica" tão exaltada, entre outras, em língua portuguesa, na literatura salazarista.

    ResponderExcluir
  5. Ana Lucia e Rodrigues28 janeiro, 2011

    Sou contra. Vai acabar com a Reserva do Xingu (e os moradores de lá, vão pra onde?!) e não vai resolver o problema de energia. Como a usina era compromisso de campanha do Governo Lula, estudos ambientais sérios são contrários ao projeto, mas dizem que só pode ser realizado SE..., SE....., SE..... São tantas condicionantes, que fica claríssimo que o resultado será pífio, para um desastre ecológico e antropológico sem tamanho!

    ResponderExcluir
  6. Ajuricaba da Amazônia28 janeiro, 2011

    Sou favorável a construção da Usina de Belo Monte, por diversos motivos: i) Pela reafirmação da soberania do Brasil sobre tomadas de decisões de seu interesse e do bem-estar de seu povo, sem pedir liceça a ninguém. Que não lembra da humilhação que o Brasil experimentou, quando no governo tucano, segundo a própria imprensa, ficou os 08 anos sem viabilizar a integração rodoviária continental da Amazônia brasileira, boliviana e peruana, etc, ou seja, a saída para o Pacífico, porque os americanos não permitiam? Bastou o governo Lula assumir e falar aos 04 cantos que iria concluí-la sem ter que pedir licença a quem quer que seja, porque essa via era de importância estratégica para o Brasil e esses países, como fez e ninguém veio peitá-lo sobre isso? ii) Belo Monte tem importância estratégica não para o Brasil e a Amazônia, mas, também para reforçar nossa capacidade enrgética, para que em caso de necessidade, possamos socorrer nossos vizinhos e parceiros comerciais; iii) Não há a mínima dúvida na capacidade institucional, técnica e científica de nosso país, na condução exemplar, em todos os sentidos, inclusive, nos campos dos direitos sociais e ambientais, os mais contestados, uma vez que ninguém da região fará coro com injustiças ou incompetências; iv) Quem no mundo de hoje, teria maior exemplo a dar de produção de resultados práticos e positivos na defesa do meio ambiente e mitigação da emissão de gases do efeito estufa que interferem nas mudanças climáticas, além de nós? nas dimensão que nosso país tem se esforçado? v) Não se deve, a priori, condenar-se de forma cega às críticas e os pleitos apresentados pelas entidades civis e ongs, sobre o Projeto. No entanto, imagino que o governo brasileiro tem meios e critérios para avaliar com justiça, caso a caso, bem como a legitimidade das representações, que interesses e para quem defendem e/ou pode está por trás daquelas suspeitas, e; vi) O maior problema que causa desgaste e atrasos em obras dessa importância regional e nacional, a exemplo das usinas do Madeira e da BR-319, sem dúvidas, ao que parece, é a falta de uma autoridade de coordenação geral interministerial central e presente, onde, elaborado o projeto, aprovado o projeto pelo governo e acertado, que ele é prioritário para a nação, então, que fosse determinado aos Ministérios envolvidos, a incumbência para que cada um, de forma integrada com os demais, no âmbito de suas responsabilidades, executasse sua parte no cronograma proposto, sem críticas ou contestação pública a outro ministério, como se viu no passado.
    No mais, a competência do povo brasileiro é muito maior do que às demandas da Usina Belo Monte. Mãos à obra e vamos em frente.

    ResponderExcluir
  7. Sim, sou a favor. Para o Brasil crescer precisa de energia. Esta é uma energia limpa. A alternativa, nos montantes da energia de Belo Monte, seria a geração térmica, que produz CO². Eólica, biomassa, a eficiência energética e PCH's, no contexto de crescimento que estamos vivendo, são marginais. Seria bom que quem reclama prescindisse da energia em seus lares e nas suas vidas.

    ResponderExcluir
  8. José Ayres Lopes28 janeiro, 2011

    A favor da construção da Usina de Belo Monte.

    ResponderExcluir
  9. Os que são contra a construção de usinas que apresentem alternativa viavel. E também deveriam não usar a energia geradas por usinas.

    ResponderExcluir
  10. Em defesa da natureza e dos menos favorecidos!
    Os procedimentos da maioria dos políticos brasileiros, esta sendo uma afronta, para com a justiça, para com a democracia, “para a ordem e progresso”, com a qual, nós patriotas contávamos e acreditávamos!
    Às custas do sangue e suor da população, estão construindo uma usina em Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu:
    > vejam>>. http://www.socioambiental.org/inst/brsa/index.html
    E com bons modos e boas propostas, já expulsaram daquela localidade vários moradores!
    Mas poucos sabem que: Alguns nativos daquela região, após saírem de suas terras, sobrevivem desiludidos e abandonados à própria sorte, pintando a realidade com as cores da ingenuidade.
    E os responsáveis por este quadro, tentam convencer a população, que o desenvolvimento continua…
    Desenvolvimento de quem, se progresso vem sempre desordenado trazendo estruturas sociais enganosas e injustas, fazendo proliferar o numero de miseráveis, despreparados, famintos e indigentes?
    Deixem os índios em paz; afinal eles são os verdadeiros donos da terra!
    Ou depois de tomarem suas terras, e torná-los um bando de mendigos, vão lhes pedir perdão, como costumam fazer aos nossos irmãos, que tiveram seus antepassados escravizados?
    Acham que estas desculpas esfarrapadas resolvem o problema do aumento da violência, e da mendicância horrorosa que os senhores onipotentes, bons de bico, criam com suas ganâncias?
    A história já nos mostrou que:
    Estes são comportamentos de crápulas, bandidos e espertalhões, que estão desrespeitando a natureza e os menos favorecidos, visando somente suas negociatas, e vantagens pessoais!
    Melhor refletir, antes de cometerem mais este crime contra o patrimônio Nacional, contra a população indígena e a natureza! Pois tais comportamentos, nada têm de justiça, muito menos de cidadania e fraternidade!
    Para que o povo saiba: Nossa ultima alternativa foi, usarmos o bom senso, e o que sabemos de suas maracutaias e patifarias políticas, para combatê-los, apresentando evidencias dos fatos, desmascarando-os, com a verdade nítida, crua e cristalina!
    Mas não esta sendo possível debater, pois mesmo tendo argumentos sérios e convincentes, eles continuam usando as verbas dos nossos impostos, para se idolatrarem, e distorcer fatos verídicos, enquanto continuam rindo e fazendo chacotas, com os anseios da população!
    Talvez; esperem que rejeitemos as bases fundamentais da democracia, da justiça e de nossa convicção; para que eles continuem destruindo a natureza, nos enganando, e nos roubando, sempre acobertados pela lei de “imunidade”!

    Minha sugestão é estudar uma forma, de fazermos um abaixo assinado, e dar um basta, ou seja; dar um fim nesta maldita lei de “imunidade”!
    Ou então a frase: Ordem e progresso, na Bandeira Nacional; estará mais para: Ordens aos humildes, e progresso aos poderosos!
    Resolvi fazer um apelo aos colegas, para divulgarmos estes fatos!
    O texto é de minha autoria, mas pertence a todo aquele, que luta por justiça social, e pela preservação da natureza, na esperança de dar um mundo melhor aos seus descendentes!
    Leia “O Massacre da Máfia no Amazonas”!
    Abra sua boca a favor do mudo, pelo direito de todos que perecem!
    Provérbios; Rei Lemuel

    ResponderExcluir
  11. "Quando a ultima arvore tiver caido, quando o ultimo peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come."

    ResponderExcluir
  12. POR FAVOR PAREM DE DESTRUIR NOSSAS FLORESTAS

    ResponderExcluir