Ex-blog do Cesar Maia

ÁSIA DISPARA EM TECNOLOGIA! AMÉRICA LATINA CADA VEZ MAIS ATRÁS!


Cesar Maia

linha

Trechos da coluna de Andrés Oppenheimer -Miami Herald- La Nacion (04).

1. Xangai, número 1 em teste escolar mundial. Pela primeira vez uma cidade chinesa conseguiu o primeiro lugar no mais reconhecido exame padronizado mundial para estudantes de 15 anos, o teste Pisa, administrado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No teste de compreensão de leitura, a Coreia do Sul ocupou o 2º lugar, Estados Unidos 17º; Chile 44º, Uruguai 47º, México 48º, Brasil 53º, Argentina 58º e Peru 63º. Em matemática, Cingapura ficou em segundo lugar, os Estados Unidos em 31º, Uruguai 48º, Chile 49º, México 51º e Argentina em 55º.

2. Numa economia global baseada em conhecimento, o teste PISA é considerado peça chave para determinar quais países estão mais avançados na criação de cientistas e tecnólogos que poderão desenvolver produtos cada vez mais sofisticados. Apesar do teste Pisa ter avaliado apenas "uma" China, a elevada pontuação dos jovens de Xangai parece confirmar a ideia de que a China está formando novas gerações altamente qualificadas que poderiam desafiar a supremacia científica do Ocidente.

3. A Coreia do Sul alcançou um recorde de patentes. Embora os Estados Unidos continuem sendo o maior produtor mundial de invenções, os países asiáticos estão ganhando terreno e os latino-americanos estão ficando para trás. A Coreia do Sul dobrou suas patentes registradas internacionalmente na última década e chegou a 8.800 em 2010, segundo o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Em contrapartida, o número de patentes dos EUA sofreu uma queda na última década, chegando a 83.400 no ano passado. Em comparação, o Brasil registrou apenas 103 patentes em 2010, o México- 60, a Argentina- 45, e o Chile- 21, segundo dados do escritório norte americano.

                                                * * *

GRUPO FACILITY DENUNCIADO! RELAÇÕES COM "ANDAR LÁ DE CIMA" SÃO ÍNTIMAS!
             
1. Dia 30 de dezembro, Facility ganhou contrato com prefeitura do Rio de 5 milhões, com dispensa de licitação, para o Centro de Operações da Prefeitura. Este Ex-Blog informou.
              
2. (Globo, 07) O MP-RJ apresentou denúncia por formação de cartel contra o empresário Arthur Cezar Soares do Grupo Facility, maior fornecedor de mão de obra do governo do estado. Eles são acusados de forjar concorrências entre empresas para vencer contratos do Detran.   Somente em 2009, segundo o MP, 42% de todos os contratos assinados pelo órgão, ou seja, R$ 701 milhões, foram realizados apenas com empresas do grupo Facility.  Em outro trecho da denúncia, os promotores afirmam que o Detran realizou "licitações de fachada", e que há indício do conluio de funcionários do órgão no esquema da Facility. O MP critica também o argumento usado pelo Detran para a dispensa de licitação de alguns contratos que foram renovados. O órgão sustentava que os serviços eram essenciais e não poderiam ser interrompidos até que fosse realizada uma nova concorrência. Para os promotores, as renovações ocorreram com base na "morosidade da própria administração, que, propositadamente, não concluía os procedimentos de licitações em tempo".

                                                * * *

VEREADORA DENUNCIA A PREFEITURA DO RIO!

(newsletter da vereadora A.G. Vieira, 06) 1. A Prefeitura do Rio está adotando práticas no mínimo incompatíveis com princípios de igualdade de oportunidade na contratação de importantes obras na cidade. No Diário Oficial de 30/12/2010 foi publicado aviso público abrindo prazo de 30 dias para que eventuais interessados se apresentem para realizar estudos com vistas à implementação do esgotamento sanitário na Zona Oeste. Trata-se de uma obra de suma importância, envolvendo recursos de R$ 200 milhões.

2. De início, salta aos olhos que o referido prazo iniciou-se com 15 dias a menos, já que a publicação constou como omitida do D.O. do dia 14 de dezembro. Como é habitual, os candidatos devem apresentar documentação que comprove sua idoneidade jurídica e técnica, mas o aviso da Prefeitura não deixa claro quais documentos são necessários.

3. Embora haja referência a um link na internet para obtenção de maiores informações (http://www.rio.rj.gov.br/do/termos.avisoseeditais), o mesmo, na verdade, remete o interessado para a página inicial da Prefeitura, onde não se encontra o prometido. No site de compras eletrônicas da Prefeitura (ecomprasrio.rio.rj.gov.br), também não há qualquer menção a tal seleção. A confusa redação do aviso dá a entender que o eventual interessado em realizar os estudos já deverá apresentá-los no dia 19 de janeiro, o que não é factível para uma empresa que tenha tomado ciência de tal oportunidade de trabalho apenas no dia 30 de dezembro.

                                                * * *

TRÁFICO ATACA MILÍCIA NA RM DO RIO!
            
(Extra, 07) Guerra entre tráfico e milícia leva pânico a Itaguaí. O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, está em meio a uma guerra. Duas facções de traficantes de drogas e uma quadrilha de milicianos disputam entre si o controle territorial da região. A disputa foi intensificada com a migração de traficantes da cidade do Rio para a Baixada Fluminense (saídos das UPPs). Apenas no último mês, quatro milicianos foram mortos pelo tráfico, segundo a Polícia Civil. Os confrontos têm deixado moradores assustados. — Isso piorou há uns dois meses. Os milicianos estão todos morrendo — disse uma moradora que preferiu não se identificar

                                                * * *

LEI DO SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL NÃO FOI VOTADA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RJ!

A ALERJ ainda não votou a Lei dos Salários Mínimos -Regional- do RJ para 2011. Todos os anos a lei é votada em dezembro do ano anterior para valer no seguinte. Devem ter se esquecido de submeter aos sindicatos patronais. Se não aprovarem até 15 de janeiro de 2011, as contribuições para o INSS serão recolhidas com base ao salário mínimo nacional. E ainda retroagirá a 1 de janeiro, com mora e juros, sendo aprovada posteriormente.

                                                * * *

UPP TEM QUE DAR CERTO! MAS HÁ PROBLEMAS NA TIJUCA!

1. A diferença da UPP para o GPAE é que, nesse caso, a polícia ocupava a comunidade para evitar tiroteios e disputa de bocas de fumo, mas não expulsava o tráfico de drogas local, chefiado por este ou aquele grupo. A UPP, uma etapa superior do GPAE, ocupa a comunidade e exclui o tráfico, com a total saída dos traficantes.

2. Mas as informações que vem das UPPs da Tijuca estão reforçando que o processo ali, é frouxo. Um resumo das informações de moradores e policiais pode ser resumida na forma abaixo.

3. UPP, na grande Tijuca é quase um acordo de cavalheiros. Os policiais estão nas comunidades, mas na verdade eles estão apenas cumprindo o seu horário de trabalho, porque o tráfico voltou com força total, armamento pesado. As comunidades haviam perdido os garis comunitários, o lixo aumenta cada vez mais. No Borel e Turano a situação ainda é pior, seja pelo abandono, seja pelo tráfico. Moradores são obrigados a colocar fogo no lixo e ficar atentos ao humor do tráfico. Nenhuma promessa foi cumprida. Parece que as favelas daqui não dão mídia aos governos.

                                                * * *

DADOS DO CENSO SOBRE FERTILIDADE! E PRODUTIVIDADE!
                  
Trechos do artigo de Jorge Arbache, professor de economia da Universidade de Brasília, na Folha de SP (07).
            
1. O Censo 2010 confirmou que o Brasil está passando por profunda transformação demográfica. Em 1990, a taxa de fecundidade era de 2,8 filhos por mulher, mas, em 2010, havia caído para 1,9.  Já a taxa de crescimento populacional passou de 1,8% em 1990 para só 0,9% em 2010. O que chama a atenção não é a convergência da fertilidade para padrões de países desenvolvidos, mas a rapidez com que essa transformação está se dando. De fato, a taxa de fertilidade caiu de 3 para 2 filhos por mulher em apenas 18 anos (entre 1988 e 2005).
            
2. O crescimento da produtividade é, no entanto, historicamente baixo e vem crescendo moderadamente, a taxas bem menores que as dos países dos Brics. Entre 2000 e 2009, a produtividade no Brasil cresceu em média 0,4% ao ano, enquanto na China e na Índia ela cresceu 5,2% e 2,8%. Logo, o aumento da produtividade vai requerer redobrados esforços do governo e da sociedade.


Twitter do Cesar Maia


Facebook


Cesar Maia Responde


Acesse o site





Nenhum comentário:

Postar um comentário