Espécie em extinção

Estão acabando as empregadas domésticas, contratadas por baixo ou nenhum salário, para trabalhar de sol a sol, no emprego porque o País mudou. Este emprego era decorrência direta do tempo da escravidão e isto explicava a grande quantidade de empregadas domésticas, em residências particulares, porque elas eram uma espécie de terceira ou quarta família dos donos da casa, seja por não receber remuneração, a não ser alimentação de cada dia, diferente da servida na mesa dos patrões, seja pelo tratamento que recebiam. Na medida em que o governo multiplicar cursos gratuitos de nível médio, dando profissão às moças pobres, menos elas acorrerão a tais serviços.
domestica.jpg
Creches

Por isto, o governo precisa multiplicar o número de creches públicas de qualidade para que as mães pobres tenham onde deixar os filhos quando vão às fábricas ou escritórios batalhar pelo pão de cada dia.

Para tudo

Como nos tempos dos escravos negros, elas eram serviçais da casa e, ao mesmo tempo, satisfaziam aos apetites sexuais dos patrões ou dos filhos dos patrões. Quando engravidavam, ninguém queria saber quem era o pai e sim o destino que se lhes dava que era o da porta da rua, do desemprego, onde, para garantir a sobrevivência, tinham de se prostituir. Não eram registradas como funcionárias e, portanto, não contribuíam para Previdência que lhes desse aposentadoria no fim da vida. O que lhes cabia era trabalhar até morrer, ou ir morrer de fome, ou na mendicância nas casas de seus familiares, ou nas que, por favor, por caridade, conseguiram adquirir.

Sociedade mudou

A economia mudou. A sociedade também. E hoje em dia ninguém quer ser mais empregada doméstica, por conta da subalternidade da função e seu desprestígio social. Todo o mundo quer emprego é em escritório ou nas fábricas, com todos os direitos trabalhistas assalariados e a folga dos fins de semana, entre outros. Como alguém pode aceitar ser empregada doméstica se, para exercer tal função, tem de deixar filhos aos cuidados de outrem, da mãe, da sogra ou de uma vizinha de boa vontade?

Salário digno

Sem falar em que todos querem trabalhar por salário digno. E isto Lula, que até os catadores de luxo amparou, não iria deixar moças que prestam tantos serviços à família brasileira, abandonadas. E não é o que ganha a maioria das empregadas domésticas. Basta atentar para quanto pagamos a uma diarista para trabalhar em nossa casa, durante o dia, saindo à tarde, de volta ao lar, para cuidar dos seus. Varia entre 60 a 70 reais, aqui em Brasília, o que significa um ganho bruto, total e 1.800, 2.100 reais mensais. Vai ser o custo de empregada doméstica, em pouco tempo. Quem não pagar, terá de fazer em casa suas tarefas ou convocar, para tal, filhos ou noras. E isto para executar determinado tipo de trabalho. Se, além disso, tiver de cuidar de crianças, o salário será mais elevado. Minha filha paga na creche 1.200 reais por meio expediente em que ele é bem cuidado.

Não é o que desejo

Quando falo sobre o tema, escandalizo os interlocutores, principalmente os habituados a pagar baixa remuneração ao servidor doméstico. Isto vai mudar, não por que eu queira, e, sim, por imposição do mercado e da melhor qualificação das brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário