Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

por Carlos Chagas

O primeiro grande obstáculo

 É prerrogativa do presidente da República nomear e demitir quem quiser,  na estrutura do Poder Executivo. Sendo assim, Dilma Rousseff está no direito de indicar presidentes e diretores de quantas empresas estatais entender. Os partidos que a apóiam e até ajudaram a elegê-la podem sugerir nomes,  sendo até bom que o façam, em nome da harmonia político-parlamentar. Não dá, porém, para aceitar que se sintam donos, senhores feudais de determinadas áreas d a administração direta ou indireta. O parlamentarismo, felizmente, ainda não vigora entre nós.

Claro que consequências adviriam  da  aplicação  desse princípio presidencialista caso a chefe do governo rejeitasse sistematicamente as indicações do PMDB,  no setor elétrico e em outros setores. Não é o que acontece, pois se as bancadas do partido na Câmara tem sido desconsideradas em seus pleitos, o mesmo não acontece com as bancadas no Senado. José Sarney que o diga, sempre ampliando espaços, desde o governo Lula.

Evitar o choque entre Dilma e  deputados peemedebistas constitui  tarefa do vice-presidente da República, Michel Temer, até pouco presidente institucional do PMDB e ainda agora seu líder de fato. Porque continuando as coisas como vão, logo engrossará a corrente dos  descontentes.  Não vem ao caso verificar que a presidente impõe a escolha de técnicos e os deputados, com raras exceções, praticam a fisiologia. Estão de olho nos bilhões destinados às empreiteiras encarregadas de implantar obras e serviços, no mínimo para agradecer contribuições nas  campanhas eleitorais. No máximo, quem quiser que conclua...

Depois de um mês de governo, Dilma Rousseff defronta-se com o primeiro grande obstáculo: o troco que as bancadas do PMDB na Câmara poderão articular quando começar a votação de projetos de interesse do palácio do Planalto, em março. A pergunta que se faz é sobre os danos capazes de registrar-se na base parlamentar do governo, se a crise não for contida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário