por Cesar Maia

OBAMA VEM AO RIO, BASE DA IDENTIDADE E DA UNIDADE NACIONAL, OU A UM PARQUE TEMÁTICO?

Ex-Blog do Cesar Maia


linha

             
1. Os governantes festeiros do Rio vão transformar a visita do Presidente dos Estados Unidos numa visita a um parque temático, para conhecer as belezas da cidade e tirar fotos em favela. Um roteiro exatamente igual ao das centenas de turistas que circulam de jipão todos os dias pela zona sul do Rio.
                
2. Em Brasília, terá reuniões de trabalho com a Presidente Dilma, onde assinará convênios e entendimentos. Usará da palavra nos pódios dos Presidentes. Em S. Paulo seria uma conversa com o empresariado local. No Rio, uma visita turística. O que pensam esses governantes daqui? Certamente estarão na frente de Obama no Abre-Alas do passeio. E quem sabe, fantasiados.
                
3. Por que Obama não recebe o título de Doutor Honoris Causa numa Universidade do Rio onde falaria sobre a cultura afroamericana na formação das Américas? Ou sobre a crise no mundo árabe? Ou a economia pós-crise?
                
4. Por que não participa de uma reunião fechada com intelectuais e artistas do Rio? E uma reunião como empresários nossos para tratar da questão do Petróleo e da Tecnologia da Informação, cuja centralidade está no Rio?
                
5. Não é possível que uma visita dessa importância seja usada como passeio de turista. E uma foto emblemática. Espera-se que o juízo volte à cabeça dos governantes e que a diplomacia brasileira seja acionada para mudar o roteiro. No voo de helicóptero em direção ao aeroporto, Obama poderia ver todas as maravilhas naturais do Rio. E alguns de nossos problemas.

                                                * * *

CRISTINA KIRCHNER APOSTOU NO NORTE DA ÁFRICA E DERRAPOU!
        
(Carlos Pagni - La Nacion, 24) 1. O governo argentino viu no Norte de África um cliente muito especial: países que necessitam de alimentos, onde o comprador é o Estado. Ou seja, uma mega Venezuela.  Entusiasmada, a Presidente se lançou a esta conquista em novembro de 2008, em uma excursão de confraternização com os presidentes da Tunísia, Egito e Líbia, entre outros. Os dois primeiros já foram derrubados, e o último, Muammar Kadafi, está oscilando entre delírios.
        
2. A ambição comercial do kirchnerismo conseguiu  sobrepor o respeito pelos direitos humanos. Com Argélia constituiu-se uma relação de confiança bolivariana, por 1 bilhão de dólares, cuja administração ficou a cargo de José María Olasagasti, o mesmo servidor público que controlou o comércio com Venezuela. Olasagasti ainda não pôde exibir suas artes e talvez o tempo esteja se esgotando. O presidente Abdelaziz Buteflika continuou ontem fazendo concessões, com o objetivo de ficar um pouco mais no poder.
        
3. Com a Tunísia, a Líbia e o Egito, acordos comerciais foram firmados. Se forem incluídos os países do Oriente Médio, esta parte do mundo consome da Argentina, por exemplo, 80% do saldo exportador de milho e 30% do leite em pó, bem como carne e máquinas agrícolas.

                                                * * *

ATERRO SANITÁRIO DE SEROPÉDICA-RJ É UM RISCO, SEGUNDO ESPECIALISTA DO COPPE!
                                            
Tese de doutorado defendida na Coppe pelo pesquisador Cícero Pimenteira.
            
(Globo-on, 24) "O local proposto está situado sobre o aquífero Piranema e próximo ao Rio Guandu, que é responsável pelo abastecimento de água do Rio de Janeiro. O risco de contaminação é muito alto", disse. Para o especialista, é necessário um substituto imediato de Gramacho, mas Seropédica "é um equívoco em termos de planejamento e de risco ambiental". A pesquisa de campo foi realizada no Instituto Virtual de Mudanças Globais (Ivig) da Coppe e teve apoio do projeto Impactos Sociais de Políticas Públicas Relacionadas a Serviços de Saúde (Soci-Água), financiado pela Finep.

                                                * * *
          
OS GASTOS DA REFORMA DO MARACANÃ! BNDES REAGE!
            
(V. Versus, 24)  O diretor da área Social do BNDES, Élvio Gaspar, afirmou que o banco pode levar em conta os questionamentos do Tribunal de Contas da União sobre o projeto de reforma do estádio do Maracanã. No início do mês, o órgão classificou como quase uma "mera peça de ficção" o projeto de reforma do estádio carioca, que será palco da final da Copa-2014. Previsto para custar R$ 600 milhões, o valor já está em R$ 705 milhões, com "indícios de graves irregularidades no processo licitatório". Segundo Élvio Gaspar, as obras já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, mas caso não recebam o aval do Tribunal de Contas da União, o banco pode até não fazer o financiamento. O diretor, porém, ressaltou que esse é o pior cenário e que espera que as dúvidas em relação as obras sejam resolvidas. Élvio Gaspar acredita que a reforma do Maracanã não será interrompida, mesmo no caso de não ter recursos do BNDES. Segundo ele, o que pode acontecer é o governo fluminense ficar com o caixa um pouco mais pressionado e arcar com os custos.

                                                * * *

PRÉ-SAL, HOJE, NO DISCOVERY CHANNEL!
        
(blog Daniel Castro, 22) O canal pago Discovery Channel exibe nesta sexta-feira (25, às 22h) um documentário sobre um tema importantíssimo para o futuro do Brasil: a exploração de petróleo na camada pré-sal. O documentário mostra os aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais envolvidos na exploração de petróleo do pré-sal. A extração exigirá investimentos bilionários e ocorrerá a 300 quilômetros da costa, a profundidades de sete quilômetros e debaixo de uma camada de sal que pode atingir dois quilômetros.

                                                * * *

MAPA INTERATIVO DA SITUAÇÃO DE CONTROLE NAS CIDADES DA LÍBIA!
                    

                                                * * *

LÍBIA: A VERSÃO DA TV BOLIVARIANA DE CHÁVEZ!
            
Tudo calmo e tranquilo em Trípoli e alguns protestos no leste do país. Vídeo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário