por Cesar Maia

" Meia Hora ", sucesso no Rio de Janeiro, fecha em São Paulo! Por que?


              
1. O leitor da Grande SP compra -relativamente pouco- os chamados jornais populares. Ao contrário dos leitores do Grande Rio. No Rio, o estilo dos  jornais populares vêm ainda do século 19. Em 1937 -no Rio- vem o primeiro experimento no estilo dos jornais populares como conhecemos hoje.  Foi A Notícia. Em 1945, Ademar de Barros, interventor em SP e futuro governador compra A Notícia, e dá início ao ciclo dos jornais populares.
                
2. O sucesso maior foi no Rio, com a Notícia e depois com O Dia, absorvido por seu sócio no Rio, Chagas Freitas. Um jornal oriundo da Baixada Fluminense e de propriedade do deputado (capa preta e Lurdinha) Tenório Cavalcanti -A Luta Democrática- transforma o deputado de Caxias em candidato a governador da Guanabara e obtém 20% dos votos.
                
3. A linha dos jornais populares criou os manchetistas populares, que construindo manchetes, conseguiam uma maior circulação nas bancas. Esse é um diferencial dos jornais populares: vendem só na banca e tem que ter atrativos de capa todos os dias. Eles não são vendidos por assinatura.
                
4. Para se ter uma ideia, a Grande SP, com o dobro da população do Grande Rio, tem uma circulação de jornais populares -todos somados- menor que a soma dos do Rio.
                
5. Essa exclusividade na preferência do leitor do Grande Rio por jornais populares foi recentemente quebrada em Belo Horizonte, com o enorme sucesso do SuperNotícias, que passou a ser o jornal popular de maior circulação no Brasil em 2010/11. Pode-se alegar que o segredo do sucesso do SuperNotícias e do Meia-Hora seja um preço que é que um quarto do dos jornais de assinantes. O Meia Hora, do grupo O Dia, do Rio, recentemente comprado pelo Brasil Econômico, foi levado a SP com a mesma expectativa de sucesso, pelo preço.
                
6. Faltou uma análise mais apurada para saber que o leitor da Grande SP tem uma atração muito menor que o do Grande Rio e agora Grande BH por jornais populares. E que, além disso, as características não são as mesmas.  Não deu certo.
                
7. Uma tentativa intermediária do Globo com o Diário de SP -uma transformação de um jornal popular -mudando de nome- para chegar a uma faixa de leitor popular, digamos, de renda um pouco maior, também não havia dado certo e foi também fechado, no caso, vendido.

                                                    * * *

GOVERNO EVO MORALES RECONHECE QUE O NARCOTRÁFICO PENETROU NO ESTADO!
            
(El País, 09) 1. As autoridades bolivianas emitiram uma ordem internacional de captura contra o destituído coronel da Polícia Nacional boliviana Jorge Roger Sánchez Pantoja, sob acusações de narcotráfico, segundo confirmou o ministro do Interior, Sacha Llorenti. A ordem está relacionada com uma rede de tráfico de cocaína da que formava parte a maioria dos agentes de uma divisão policial antidroga. O vice-presidente Álvaro García Linera reconheceu no Parlamento que o governo "herdou um Estado perigosa e criminalmente penetrado pelo narcotráfico". (Obs.: Morales governa há 5 anos e 3 meses).
            
2. A trama foi descoberta em 24 de fevereiro, quando o chefe do Centro de Inteligência e Geração de Informação (Cegein), o general reformado da polícia René Sanabria, foi detido junto ao também boliviano Marcelo Juan Foronda, chefe de uma rede narcotraficante, no marco de uma operação desenvolvida pela agência antidrogas de Estados Unidos (DEA), com a cooperação do Chile e Panamá.

                                                    * * *
                                        
"COMPLEXO DE ADÃO"! SERÁ UMA INSINUAÇÃO DE ALAN GARCIA PARA LULA?
                    
Trecho da entrevista de Alan Garcia, presidente do Peru, ao jornal El Comercio dia 07/03/2011.
            
JC- Que país deixa ao novo presidente? 1. Não tenho complexo de Adão, portanto, não é que eu tenha começado a inclusão do Peru no mundo do século 21, da globalização. Creio que o caminho está aberto. 80% dos eleitores querem mais melhorias. Ao lado da democracia deixarei o Peru num lugar melhor a nível internacional. O Peru de hoje é um país admirado, tem as portas abertas para vender seus produtos. Pode continuar seu caminho sem alternativas de 180 graus. Isso de comunista X capitalista já terminou.
            
2. Pelos frutos se conhece a árvore. A ONU diz que o Peru é hoje o terceiro país mais igualitário da América Latina pelo coeficiente de Gini. Só Costa Rica e Uruguai nos passam. Governar para os pobres, como dizia Teng Ziao Ping, é nosso objetivo. Não importa a cor do gato; o importante é que cace os ratos.
            
3. Claro que me preocupa que meu partido não tenha candidato na eleição de 10 de abril próximo. Mas ainda não podemos avaliar a consequência disso. Sou amigo de Castañeda (segundo nas pesquisas), o conheço desde 1965, com quem formamos o Movimento de uma Geração Independente e vencemos o Centro Federado de Letras. Foi um excelente prefeito de Lima.  Creio que Toledo (líder nas pesquisas), fez coisas boas em seu governo. Ele crê que não o simpatizo. Tomamos um café da manhã e reconheci que a candidatura dele também será uma afirmação de continuidade.
            
4. Durante muito tempo não deram importância ao narcotráfico. Todo esse dinheiro era "lavado" e se convertia em empresas e edifícios. Mas no meu governo aprovamos a lei contra a lavagem de dinheiro, a lavagem de ativos e denunciamos a maior organização.







Cesar Maia Responde


Acesse o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário