Tripla jornada
As mulheres adoecem e se acidentam 50% mais, em relação aos homens, no desempenho de suas funções. De acordo com Sergio Cagno, médico do trabalho e Diretor da Bioqualynet, dobrar a jornada com o trabalho doméstico ou triplicar com o cuidado dos filhos, além de romper os limites físicos para competir de igual para igual, são alguns dos motivos, segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
O registro de acidentes e a incidência de doenças são mais comuns nas profissões de carteiro mulher, encarregada da limpeza, professora, enfermeira, telefonista e bancária. "As doenças e os acidentes mais frequentes são: LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), ferimentos do punho e da mão, entorse do tornozelo e do pé, fratura do pé e fratura do antebraço", explica o médico do trabalho.
Higiene íntima
O estresse, o uso de roupas justas e sintéticas podem ajudar a irritar a região íntima ou prejudicar sua ventilação, alterando o pH local e criando um ambiente propício para o desenvolvimento de incômodos ginecológicos. Este será o tema da coletiva de imprensa que acontece dia 4 de abril, em São Paulo, com a dra. Elsa Gay, do Ambulatório de Sexualidade da USP e o dr. Paulo Givaldo, coordenador do 1º guia prático de condutas sobre higiene genital da Febrasgo.
Agressividade
O Iprede realiza, de 11 a 20 de abril, a Jornada Internacional sobre Prevenção da Violência, com a participação do psicomotrista, pós-graduado em neuropsicologia, Richard Parreiral (Paris/França). O evento visa discutir fatores sociais, biológicos e familiares que influenciam a agressividade na primeira infância, bem como formas de mediar conflitos, fazer intervenções e lidar com questões relativas ao meio em que a criança vive. Informações: (85) 3218.4036, 99832901.
Atividade física
"Você precisa andar e seu cachorro também", diz Rebecca A. Johnson, diretora do Centro de Pesquisas da Interação Homem-Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Missouri (EUA).
Johnson é coautora do livro "Walk a Hound, Lose a Pound", a ser publicado em maio pela Purdue University Press. "Se temos um compromisso com um cão, isso faz com que nos comprometamos com a atividade física", afirma.
Terapia de grupo
Com linguagem objetiva e envolvente, o psiquiatra Luis Altenfelder Silva Filho traça um histórico do tratamento psiquiátrico - da Antiguidade aos dias de hoje - no livro "Doença mental, um tratamento possível - Psicoterapia de grupo e psicodrama" (Editora Ágora, R$ 71,90). Também discute as consequências do movimento de desospitalização, enfoca a psicoterapia grupal no tratamento de psicóticos e mostra os benefícios do psicodrama com esses pacientes.
Descartadas
O Brasil deixou de produzir e consumir 3,9 bilhões sacolas plásticas entre 2008 e 2010. Para 2011, a redução prevista é de 750 milhões de sacolinhas no varejo brasileiro. O resultado é fruto de um o programa do INP que busca conscientizar a população sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas.
Sangrar menos
A menstruação poderia ser menos intensa e durar menos tempo. Essa é a opinião de boa parte das 1.111 mulheres que participaram de um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas, ligado à Unicamp -, em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals. 81,1% das participantes afirmaram que a menstruação poderia durar menos de 3 dias. "O desejo de menstruar menos tem muito a ver com o perfil da mulher atual, pois cerca de 70% das entrevistadas têm atividade remunerada e mais de 92% trabalham fora de casa", diz o Dr. Carlos Petta, do Departamento de Ginecologia da Unicamp.
Convívio com responsabilidade
No Brasil, mais de 27 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, incluindo física e mental, o que representa praticamente 14,5% da população. Esse dado inclui também as pessoas incapazes de ouvir, enxergar e andar. Para fazer da acessibilidade um hábito na vida das pessoas a partir da inclusão e do convívio social foi criado o portal Guia do Deficiente (http://www.guiadodeficiente.com.br). O objetivo é fazer com que o deficiente se adapte ao novo, ao acessível e ao tangível conforme sua própria capacidade.
Restrições ao mentol
Um comitê consultivo da FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) recomendou o veto à venda de cigarros mentolados naquele país. Segundo o comunicado, o mentol não pode ser considerado um aditivo, já que torna o gosto do cigarro mais agradável e aumenta a dependência à nicotina, especialmente entre os mais jovens. No Brasil, a Anvisa abriu consulta pública (até o dia 31) para debater a proibição de algumas substâncias nos cigarros (aromatizantes).
Pílula por quê?
Segurança e eficácia (61%), melhora da TPM, das cólicas e da acne (48%), melhora da oleosidade da pele e dos cabelos, com redução da acne (40%), planejamento familiar (22%) e da carreira profissional (13%) estão entre os benefícios citados pelas 4.089 mulheres que participaram da pesquisa "Pílula por quê?" para conhecer o perfil da mulher brasileira que toma pílula anticoncepcional. O estudo, desenvolvido pelo Departamento de Ginecologia da UNIFESP, em parceira com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals, busca entender as expectativas das mulheres em relação á inovação e os benefícios desse método contraceptivo.
do Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário