Solidariedade

Com a crescente ocorrência de grandes movimentos de solidariedade internacional, a exemplo do recentemente realizado em favor das vítimas de catástrofes acontecidas no Japão, vem ganhando força, nos meios científicos, a tese de que o comportamento humano é bem mais complexo, em sua essência, do que pretende demonstrar a teoria da evolução de Charles Darwin. Em vez de haver sido originada do egoísmo e do instinto de sobrevivência, que supostamente privilegiariam os mais aptos, a seleção das espécies teria sido produzida exatamente por causas opostas, através de instintos altruístas e cooperativistas do ser humano.

Publicações científicas de renome como a "Nature" e a "Science", a partir de estudos realizados por antropólogos em vários países da África, Ásia e América Latina, com o apoio de pelo menos 35 prestigiadas universidades internacionais, têm constatado que a genética e a evolução cultural contribuem, em decisivo, para gerar indivíduos dispostos a se sacrificarem pela manutenção de normas de convivência e de criar um sentimento de cooperativismo e união em torno de causas e objetivos comuns.

Embora os primeiros seres humanos tenham vivido em condições bastante adversas, com variações climáticas intensas e empecilhos de toda sorte à própria sobrevivência, teria sido a cooperação entre os indivíduos, e não apenas o espírito de competição característico da "lei do mais forte", o principal fator responsável por levar a humanidade a se reproduzir em bem maior escala, pelo entendimento de que a ajuda mútua, a troca de conhecimentos e a união em momentos precisos seriam o melhor para todos.

Os diferentes graus de cooperação e altruísmo, segundo o americano Samuel Bowles, diretor do Programa de Ciências Comportamentais do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, demonstram como os grupos cooperativos foram capazes de reproduzir-se em maior escala ao longo dos tempos. No passado, predominava a crença de que o comportamento solidário ficava limitado aos integrantes de uma mesma tribo ou grupo, ou se restringiria a grupos linguísticos.

No entender de renomados biólogos e antropólogos, se fosse o egoísmo a principal fonte responsável pela evolução das espécies, somente uma pequena parcela de humanos teria sobrevivido, pela noção óbvia de que eles se confrontariam dentro de suas próprias tribos e terminariam acarretando a própria extinção. Outro exemplo citado em favor da predominância da conjugação de esforços para o bem comum, no caso a vigência de regimes democráticos e respeitosos em relação aos direitos humanos, estaria expresso nos movimentos de massa por último eclodidos contra ditaduras que se perpetuavam no Oriente Médio.

No mundo de tendências cada vez mais belicosas, no qual nações se digladiam por motivos aparentemente banais, a tese da evolução através do processo de ajuda recíproca, mesmo se contrapondo a alguns dos princípios darwinianos, merece o devido respeito e o necessário aprofundamento de estudos, para que sua lição venha a servir de exemplo, com embasamento científico, para um futuro de mais integração e concórdia na Humanidade.
do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário