E-commerce: Compras coletivas

O risco da bolha dos sites de compra


Como escrevi outro dia, a última bolha da Internet norte-americana são os chamados sites de compra coletiva, os "groupons".

O modelo do "groupon" é o seguinte:

1. O site vai até o comerciante e compra, digamos, R$ 21.000,00 em promoção. Paga em três prestações: em 5 dias, em 30 e em 60 dias.

2. Em seguida faz a promoção no seu site, incluindo no preço de promoção sua comissão. Recebe à vista dos clientes e roda com parte do dinheiro em até 60 dias.

3. Quita a última prestação com o comerciante e fecha o ciclo. Isso, em tese.

No fundo, trata-se de uma versão moderna da operação chamada de compra de recebíveis". Paga-se na frente o que a empresa irá produzir nos próximos meses.

***

Pegou como febre nos Estados Unidos, gerando um negócio altamente inflamável.

O primeiro ponto são os custos de comercialização do "groupon", campanhas caras para atrair o maior número possível de interessados.

Depois, a corrida para evitar "encalhes" de promoção. Se encalhar, consome parte de seu capital de giro.

A receita do "groupon" é função do valor do vale, da parcela de receita que fica com o site e da quantidade de promoções vendidas. Essa quantidade é função, entre outros fatores, do tamanho do desconto. Quanto maior o desconto, maior será o volume negociado.

Por isso mesmo, os vendedores do site são instados a procurar promoções cada vez mais agressivas.

***

Ocorre então o fenômeno da seleção adversa. Em princípio, a operação só irá interessar a comerciantes em dificuldades. Há baixa probabilidade de fidelização do cliente atraído por esse tipo de promoção.

Com as condições cada vez mais restritivas do site, acabam entrando apenas as empresas com maiores dificuldades com o sistema bancário.

Está certo que o risco do site é minimizado pelo fato do ciclo de venda ser de apenas 60 dias. Mesmo assim, corre-se o risco de comprar o produto e o comerciante quebrar antes da entrega.

***

Os riscos da bolha norte-americana são enormes. Grandes players - como Google e Facebook - estão entrando nesse mercado. Há uma corrida dos "groupons" atuais para formar um estoque de clientes cadastrados e poder vender para os gigantes que chegam.

De certo modo é o que está ocorrendo com o "groupon" Peixe Urbano. O investimento publicitário feito é tipicamente para consolidar uma multidão de usuários e aumentar o valor na hora de vender para um player estrangeiro.

Foi esse movimento que levou Luciano Huk a aproveitar os desastres da região Serrana do Rio para captar clientes - induzindo o público a dar contribuições através de inscrições no site.

***

Nessa corrida, pelo menos nos EUA está de abrindo mão da cautela financeira. Eventuais estoques encalhados de promoção acabam sendo cobertos em um efeito corrente da felicidade - os clientes de hoje ajudando a bancar os compromissos de ontem.

Por ser uma atividade não-bancária, estão fora do sistema de supervisão das autoridades.

***

Há o risco, então, do desequilíbrio do fluxo de caixa do "groupon", do acúmulo de estoques não vendidos, da não entrega de produtos combinados (da parte dos comerciantes em maior dificuldade).

IGP-10 tem deflação de -0,22% em junho

O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) atingiu -0,22% em junho, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revertendo o avanço de 0,55% apresentado durante o mês de maio. Ao longo do período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) oscilou -0,69%. Em maio, a variação foi de 0,26%. Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) ficou em 0,10%, abaixo do total de 0,98% visto em maio. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) chegou a 2,18% em junho, acima dos 1,57% apresentados no mês anterior.

Inadimplência com cheques segue em nível elevado

O mês de maio registrou a devolução de 2% de cheques, o mesmo percentual registrado em abril, segundo a Serasa Experian. De janeiro a maio, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,40%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual (1,47%). Segundo os economistas da entidade, embora a inadimplência com cheques em maio tenha repetido a taxa apurada durante o mês anterior, existe uma estabilização em patamar elevado.

FMI reduz prognósticos para economia brasileira

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu seus prognósticos para o ritmo de crescimento da economia brasileira em 2011 e 2012. Segundo a entidade, o PIB (Produto interno Bruto) do Brasil deve avançar 4,1% neste ano, abaixo dos 4,5% inicialmente estimados, em abril, enquanto os números de 2012 foram reduzidos de 4,1% para 3,6%.Caso os indicativos do FMI se confirmem, o ritmo de avanço brasileiro será o segundo pior da América do Sul neste ano, superando apenas a Venezuela, com 3,3%.

Brasil tem 215 milhões de usuários da telefonia móvel

O Brasil chegou a 215 milhões de acessos à telefonia móvel em maio deste ano, quando o serviço móvel registrou mais de 2,5 milhões de novas habilitações e um crescimento de 1,16%, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre janeiro e maio, o setor registrou 12 milhões de novas linhas, alta de 5,95% ante o ano anterior. A teledensidade dos serviços – ou seja, a penetração da telefonia móvel no país – chegou a 110,51 acessos por 100 habitantes, com crescimento de 5,57%.

Ministros da UE discutirão ajuda à Grécia

O novo pacote de ajuda financeira à Grécia está para ser aprovado por ministros das Finanças da zona do euro, que aguardam a análise de detalhes do acordo, segundo declarações de uma autoridade financeira da região. "Nada impede que, idealmente, nós encontremos uma solução e um acordo para os elementos principais do programa," afirmou o porta-voz do ministério das Finanças alemão, Martin Kotthaus. O Eurogrupo fará uma reunião sobre o tema na próxima segunda-feira.

Bancos espanhóis estão à beira do colapso

As dívidas dos bancos comerciais da Espanha alcançaram patamar recorde em abril, na esteira da queda de preços no mercado imobiliário, o que acabou por comprometer o desempenho dos desenvolvedores do setor e as famílias espanholas, disse o Banco Central da Espanha. Segundo a entidade, os empréstimos vencidos e não pagos (NPL, em inglês) aumentaram em 6,4% durante o mês de abril, a maior leitura já registrada desde junho de 1995, quando o órgão percebeu alta de 6,1% em março daquele ano.




2 comentários:

  1. Marco Antônio Leite20 junho, 2011

    Antes era o caos, o nada só o Deus embrião, o Buraco negro, então veio o big-bang e nasceu o Deus Universo que formou nuvens cósmicas, meteoros, satélites, planetas, estrelas, são, e galáxias e mesmo sem eu entender muito de química quântica eu entendi que no universo nada se perde nada se cria, tudo se transforma, pois é o Deus Universo, não há nada mais importante que qualquer outra coisa, nem os homens, nem os minerais, nem os vegetais, pois tudo é o Deus Universo, ele não fala, não houve, não sente, portanto não precisa rezar ir as igrejas fazer orações, idolatrar, pois tudo é o Deus universo, tudo pode tentar se modificar ate os minerais, mais a maioria das ações é feitas por acaso, por reações químicas, mesmo existindo o livre arbítrio, pois tudo é o Deus Universo que continua se expandindo pelo acaso, pelo nada por que é o Deus Universo, Não vi se existe vida em outros planetas, pois só vi o total. Portanto, somos apenas insignificantes perante o Universo, isso explica ser casado ou não, ser GAY ou não, honesto ou não, criminoso ou não, o que importa de verdade é que somos criaturas que fazemos parte desse mundo. Mundo com poucos privilegiados e muitos miseráveis. Este mundo é um verdadeiro cão sarnento?
    A PROCURA DA MINHA PESSOA:
    Numa tarde ensolarada de verão estava em casa procurando algo para fazer, quando despontei e me dei conta que minha pessoa não estava naquele local, havia saído sem deixar recado onde poderia ter ido. Durante uns minutos não entendi o que se passava naquele ambiente, mas logo me refiz e procurei sair para me achar em algum lugar do mundo. Sai pela rua sem direção, andei para cá, andei para lá, eis que num momento de lucidez percebi que poderia estar na praça principal da cidade. Rumei para a praça, dei muitas voltas, mas não me achei naquele local, isso fez com que eu saísse muito louco a minha procura. Subi declive, desci aclive, perguntei para um, perguntei para outro e ninguém me viu naquele local. Mas procurei manter a calma, segui em frente, passei pelo centro da cidade, fui ao comércio onde tinha muitos amigos, perguntei para vários deles se haviam me visto por ali, como resposta nenhum deles me viu passar no comércio. Por alguns minutos fiquei inerte me perguntando onde será que eu estava, já que nem eu nem aqueles que me conheciam tinham noção onde poderia me encontrar. Para repor a cabeça no lugar, achei melhor voltar para casa, chegando lá perguntei para minha esposa se ela havia me visto naquele dia, quando para a minha surpresa ela me respondeu que eu estava a sua frente, foi um alivio saber que ainda eu existia de fato. Em suma, a partir daquele momento procurei não descuidar da minha pessoa e, sempre lembraria que eu sou importante para alguém, esse alguém é a minha família.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio Leite20 junho, 2011

    Antes era o caos, o nada só o Deus embrião, o Buraco negro, então veio o big-bang e nasceu o Deus Universo que formou nuvens cósmicas, meteoros, satélites, planetas, estrelas, são, e galáxias e mesmo sem eu entender muito de química quântica eu entendi que no universo nada se perde nada se cria, tudo se transforma, pois é o Deus Universo, não há nada mais importante que qualquer outra coisa, nem os homens, nem os minerais, nem os vegetais, pois tudo é o Deus Universo, ele não fala, não houve, não sente, portanto não precisa rezar ir as igrejas fazer orações, idolatrar, pois tudo é o Deus universo, tudo pode tentar se modificar ate os minerais, mais a maioria das ações é feitas por acaso, por reações químicas, mesmo existindo o livre arbítrio, pois tudo é o Deus Universo que continua se expandindo pelo acaso, pelo nada por que é o Deus Universo, Não vi se existe vida em outros planetas, pois só vi o total. Portanto, somos apenas insignificantes perante o Universo, isso explica ser casado ou não, ser GAY ou não, honesto ou não, criminoso ou não, o que importa de verdade é que somos criaturas que fazemos parte desse mundo. Mundo com poucos privilegiados e muitos miseráveis. Este mundo é um verdadeiro cão sarnento?
    A PROCURA DA MINHA PESSOA:
    Numa tarde ensolarada de verão estava em casa procurando algo para fazer, quando despontei e me dei conta que minha pessoa não estava naquele local, havia saído sem deixar recado onde poderia ter ido. Durante uns minutos não entendi o que se passava naquele ambiente, mas logo me refiz e procurei sair para me achar em algum lugar do mundo. Sai pela rua sem direção, andei para cá, andei para lá, eis que num momento de lucidez percebi que poderia estar na praça principal da cidade. Rumei para a praça, dei muitas voltas, mas não me achei naquele local, isso fez com que eu saísse muito louco a minha procura. Subi declive, desci aclive, perguntei para um, perguntei para outro e ninguém me viu naquele local. Mas procurei manter a calma, segui em frente, passei pelo centro da cidade, fui ao comércio onde tinha muitos amigos, perguntei para vários deles se haviam me visto por ali, como resposta nenhum deles me viu passar no comércio. Por alguns minutos fiquei inerte me perguntando onde será que eu estava, já que nem eu nem aqueles que me conheciam tinham noção onde poderia me encontrar. Para repor a cabeça no lugar, achei melhor voltar para casa, chegando lá perguntei para minha esposa se ela havia me visto naquele dia, quando para a minha surpresa ela me respondeu que eu estava a sua frente, foi um alivio saber que ainda eu existia de fato. Em suma, a partir daquele momento procurei não descuidar da minha pessoa e, sempre lembraria que eu sou importante para alguém, esse alguém é a minha família.

    ResponderExcluir