Surf feminino

imagem.asp?Imagem=514546Maior recordista do surf feminino brasileiro, Tita Tavares fala das conquistas e desafios no retorno às competições

No ano de 2009, a surfista cearense Tita Tavares sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo que a tirou do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Com a perda da vaga, ela, que é detentora de nada menos que quatro títulos nacionais da categoria, teve de participar do circuito de acesso para recuperar sua vaga. Com tal objetivo, Tita passou o ano de 2010 focada na sua reabilitação profissional.

E seu retorno a elite do surf feminino foi em grande estilo. Na primeira etapa do Brasil Surf Pro, realizada no último final de semana na Praia do Cupe, situada no famoso balneário de Porto de Galinhas/PE, a cearense acabou sendo o maior destaque da competição terminando como vice-campeã da disputa.

"Acredito que ainda posso competir em alto rendimento por mais ou menos dez anos. Tenho 35 anos e atualmente, uma de minhas maiores preocupações é com minha velhice, aposentadoria, essas coisas", afirmou Tira acrescentando, "não tenho ideia de como vai ser, mas confio em Deus e no surf e sei que vou encontrar uma saída para conseguir envelhecer com dignidade e sempre me orgulhar da vida que escolhi para mim", afirmou a atleta.

História de títulos

A pequena notável cearense sempre foi um prodígio do surf. Aos cinco anos começou a surfar como a maioria dos seus ídolos: com pranchas feitas de madeira pelo próprio irmão. Foi nessa época que ela começou a ser chamada de Tita.

"O nome Tita vem por causa da rua que sempre morei que se chama Titan e da minha praia, o Titanzinho, pois, desde criancinha, quando ainda tinha cinco anos de idade, eu já vivia lá, observando os primeiros surfistas cearenses pegando suas ondas. Foi assim que todo mundo começou a me chamar de Tita e é por isso carrego esse nome com muito orgulho", declarou.

Contudo, não foi da noite para o dia que Tita conquistou os resultados que a tornaram a maior recordista do surf feminino brasileiro de toda a história.

E tudo começou quando os amigos Amélio Júnior e Romero Jucah, atualmente dirigentes esportivos ligados ao surf, viram o potencial que aquela criança apresentava e passou a procurar empresas que a patrocinassem. Em pouco tempo, ela já estava viajando o Brasil e impressionando a todos que viam o seu alto rendimento, que anunciava uma campeã em plena fase de construção.

Foi assim que Tita ingressou no mudo das competições onde, entre outras façanhas, começou a enfrentar e vencer torneios disputados entre os homens. Ela conta que, naquela época, a categoria feminino dispunha de raríssimos campeonatos e, por isso, precisava competir com os marmanjos. Para a atleta, não se pode negar que o surf feminino evoluiu nos últimos dez anos. Mas está longe do ideal.

LEGADO
Novas Titas estão a caminho

Quando Tita Tavares está no Titanzinho, uma verdadeira legião de meninas a segue por onde quer que ela vá. E durante a manhã e a tarde em que nossa equipe acompanhou essa estrela do surf cearense e brasileiro não foi diferente. As meninas se esforçavam para impressioná-la. Foi o caso de Larissa dos Santos, que aos 13 anos de idade já ganhou várias competições. Ela é a atual campeã cearense da categoria Iniciante do Circuito de Surf Amador. Também levou o Circuito Seletiva Petrobras, importante competição que revela talentos.

Larissa nos conta que está seguindo todos os conselhos de Tita. Desde o cuidado com as notas na escola até a disciplina de treinos. "Tita é um verdadeiro exemplo. Também sonho em viajar pelo mundo, surfar no Havaí e em muitos outros lugares e, principalmente, levar o nome do Ceará e do Brasil para o topo dos pódios do mundo inteiro, assim como ela fez e continuará fazendo por muitos anos", comentou Larissa com os olhos brilhantes de quem sonha em seguir os passos da ídolo.

Boa influência

Durante um dia inteiro, nossa equipe pôde acompanhar a rígida rotina de treinos da maior surfista cearense de todos os tempos. Estivemos com ela desde o início do dia, quando foi treinar no Portão - segundo Tita, a melhor praia do Ceará para se surfar quando a maré está bem seca, até o sol se por - onde nos mostrou tudo o que aprendeu em seus 30 anos de surf.

Foi o momento para perceber a importância do surf para a comunidade do entorno da Praia do Titanzinho, localizada no Bairro do Serviluz. Lá, diferentemente do que observamos em outras áreas periféricas da cidade, muitas das crianças conservam sonhos incomuns para os mais novos. Enquanto outros estão sonhando com bolas, bicicletas e bonecas, e não têm a mínima ideia do que querem ser quando crescer, as crianças do Titanzinho sonham em ser atletas profissionais.

Serão as futuras Titas, a dar continuidade à história que foi e continua sendo escrita por essa cearense arretada de apenas 1,45m, que com muito treino, talento e dedicação, conseguiu se tornar uma gigante do surf.

Veja mais no blog Manobra Radical

 por ÍKARA RODRIGUES


Nenhum comentário:

Postar um comentário