Coloco aí em cima o vídeo com a programação que se realizará, no Rio Grande do Sul, marcando a passagem dos 50 anos do Movimento da Legalidade.
Escondido pela ditadura, esquecido pelos que têm a pretensão de achar que com eles é que nasceram as lutas seculares do povo brasileiro, este é um acontecimento está gravado para sempre na história brasileira.
O Movimento pela Legalidade, quando a centelha partida do Rio Grande do Sul ergueu a voz e a vontade dos brasileiros contra um golpe militar, é - ainda hoje e para sempre – um momento de glória, coragem e dignidade.
E ainda um desconhecido.
Para lembrá-lo – e a Leonel Brizola, que o liderou -, nós vamos celebrar seus 50 anos também aqui no Rio, que enfrentou a onda repressiva com que Carlos Lacerda tentou abafar o eco do grito libertário que vinha do Sul..
Celebrar como merece ser celebrada a luta pela liberdade, que faz jovens todos que por ela combatem.
Com alegria, encontros, reencontros, música, conversa e até – porque não? – um ou outro discurso.
Vamos nos reunir, porque precisamos estar unidos. E também porque é alegre e rica a experiência de trocar e somar pensamentos e vontades.
Amanhã, na nossa Lapa, ali no Bar Mofo (na Rua Mem de Sá, 94, ao lado do Bar Capela),a partir das 19 horas, vamos ter a bela música do Grupo Semente, documentários e a oportunidade de estarmos juntos, sentindo e pensando o Brasil que levou, há 50 anos, tanta gente a oferecer a própria vida em defesa das liberdades.
Espero por todos que puderem dar um pulo lá.
Brizola Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário