Novo comentário em 2 Brasis.

Resposta do Laguardia a um comentário do Danilo sobre a "2 Brasis": 

Danilo.

Não, não concordo e te digo porque:

1. Há alguns anos atrás a qualidade da educação pública era 1000 vezes melhor. Estudar em escola pública aqui em Belo Horizonte, como no Colégio Estadual onde Dilma Rousseff estudou era garantia de se passar no vestibular.

2. Estudar no grupo escolar Pandiá Clógeras (que fica perto da assembleia legislativa em Belo Horizonte) era estudar no melhor grupo escolar do estado.

3. O aposentado recebia de acordo com a sua contribuição e não via o seu benefício ser reduzido em termos de salário mínimo como hoje.

4. Era seguro andar a noite no centro da cidade de Belo Horizonte ou em qualquer outro lugar da cidade.

5. O transporte público era bem melhor. Podia-se ir sentado no onibus para o trabalho.

6. Uma formação universitária significava emprego certo numa grande empresa com salários bons. As empresas recrutavam dentro das universidades nos últimos anos do curso.

7. A situação piorou na época de Sarney com inflação alta que chegou a 83% num único mês, coisa que hoje é difícil para uma pessoa que não viveu aquela época imaginar.

8. Com o plano real em 1994 as coisas começaram a melhorar. O salário não perdia metade do valor para a inflação do início para o fim do mês.

9. Não pagávamos mais do que 20% de imposto sobre nossos salários, e tinhamos ensino público de boa qualidade, não se falava em plano de saúde como Unimed etc, porque não era necessário.

10. Os juros não eram tão altos e podia-se financiar uma moradia pelo BNH. Meu pai nunca conseguiu comprar uma casa própria, eu, com financiamento do BNH comprei meu apartamento que paguei em 20 anos.

Só quem não viveu aquela época pode pensar que o Brasil hoje está melhor. Não está. 


Um comentário:

  1. Danilo.

    O que você acha? Para esta senhora a situação esta melhor ou pior? Belo Horizonte é administrada pelo PT há mais de 20 anos.

    Queria registrar, neste conceituado jornal, minha indignação com o descaso na saúde de Belo Horizonte. Fui a um posto de saúde da prefeitura, porque faço uso continuo de medicação controlada. Lá, fui informado pela atendente que não poderia marcar minha consulta e que eu deveria vir todos os dias bem cedo, porque os três primeiros que chegam é que são atendidos - pois a demanda aumentou e estão com falta de médicos. Questionei que sou trabalhador e não tenho disponibilidade de ir ao posto todos os dias até conseguir uma consulta. E ela disse que, infelizmente, não podia fazer nada. Sou obrigado a trabalhar para sobreviver e pagar imposto e ainda tenho que trabalhar doente.

    Danny Silva
    Por e-mail

    ResponderExcluir