Pauta Social fará parte da Rio + 20



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou hoje (27) que o governo brasileiro vai incluir na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho no Brasil, a temática social. Segundo a ministra, que participou na Câmara de debate preparatório para a realização da conferência, é impossível avançar na agenda do desenvolvimento sustentável sem abordar a erradicação da miséria.

"Sem a erradicação da pobreza, sem um novo patamar de governança ambiental e sem uma economia que incorpore os custos do desenvolvimento sustentável é impossível a gente avançar em uma agenda mais robusta do desenvolvimento sustentável e esse é o caminho que nós estamos buscando na interlocução do governo brasileiro", afirmou a ministra.

De acordo com Izabella Teixeira, um dos principais desafios do governo brasileiro durante a Rio+20 é chegar a um consenso sobre as medidas a serem adotadas pelos países após o evento. Segundo a ministra, os países ainda estão na fase de discussão do zero draft, documento com sugestões de governos e organizações que norteará os debates da conferência.

Para mostrar a dificuldade em alcançar consenso sobre determinados temas, a ministra disse que o zero draft, que inicialmente tinha 17 páginas, passou a ter 170 páginas tal foi o volume de sugestões encaminhadas.

"Como as resoluções da ONU precisam se dar por consenso, penso que vamos ter muito trabalho ao analisar as cerca de 170 páginas do zero draft", disse a ministra.

Ela acrescentou que um dos pontos em estudo é o fortalecimento, "em curtíssimo prazo", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com mais recursos e uma "estrutura de governança mais universal". Segundo Izabella Teixeira, atualmente, menos de 20 países contribuem financeiramente com o PNUMA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário