A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou hoje (27) que o governo brasileiro vai incluir na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho no Brasil, a temática social. Segundo a ministra, que participou na Câmara de debate preparatório para a realização da conferência, é impossível avançar na agenda do desenvolvimento sustentável sem abordar a erradicação da miséria.
De acordo com Izabella Teixeira, um dos principais desafios do governo brasileiro durante a Rio+20 é chegar a um consenso sobre as medidas a serem adotadas pelos países após o evento. Segundo a ministra, os países ainda estão na fase de discussão do zero draft, documento com sugestões de governos e organizações que norteará os debates da conferência. Para mostrar a dificuldade em alcançar consenso sobre determinados temas, a ministra disse que o zero draft, que inicialmente tinha 17 páginas, passou a ter 170 páginas tal foi o volume de sugestões encaminhadas.
Ela acrescentou que um dos pontos em estudo é o fortalecimento, "em curtíssimo prazo", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com mais recursos e uma "estrutura de governança mais universal". Segundo Izabella Teixeira, atualmente, menos de 20 países contribuem financeiramente com o PNUMA. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário