Desmistificando o governo FHC

O 1º mito é de que seu governo foi um êxito econômico a partir do fortalecimento do real e que o governo Lula estaria apoiado neste êxito alcançando assim resultados positivos que não quer compartilhar com você… Em primeiro lugar vamos desmitificar a afirmação de que foi o plano real que acabou com a inflação. Os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%. A partir de 1994, TODAS AS ECONOMIAS DO MUNDO APRESENTARAM UMA QUEDA DA INFLAÇÃO PARA MENOS DE 10%. Claro que em cada pais apareceram os “gênios” locais que se apresentaram como os autores desta queda. Mas isto é falso: tratava-se de um movimento planetário. No caso brasileiro, a nossa inflação girou, durante todo seu governo, próxima dos 10% mais altos. TIVEMOS NO SEU GOVERNO UMA DAS MAIS ALTAS INFLAÇÕES DO MUNDO. E aqui chegamos no outro mito incrível. Segundo você e seus seguidores (e até setores de oposição ao seu governo que acreditam neste mito) sua política econômica assegurou a transformação do real numa moeda forte. Ora Fernando, sejamos cordatos: chamar uma moeda que começou em 1994 valendo 0,85 centavos por dólar e mantendo um valor falso até 1998, quando o próprio FMI exigia uma desvalorização de pelo menos uns 40% e o seu ministro  da economia  recusou-se a realizá-la “pelo menos até as eleições”, indicando assim a época em que esta desvalorização viria e quando os capitais estrangeiros deveriam sair do país antes de sua desvalorização, O fato é que quando você flexibilizou o cambio o real se desvalorizou chegando até a 4,00 reais por dólar. E não venha por a culpa da “ameaça petista” pois esta desvalorização ocorreu muito antes da “ameaça Lula”. ORA, UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA 4 VEZES EM 8 ANOS PODE SER CONSIDERADA UMA MOEDA FORTE? Em que manual de economia? Que economista respeitável sustenta esta tese? Conclusões: O plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o seu governo. O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada. De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou à crise brutal de 1999.

Theotonio dos Santos Júnior (Carangola, 11 de novembro de 1936) é um economista e cientista político brasileiro. Um dos formuladores da Teoria da Dependência. Hoje é um dos principais expoentes da Teoria do Sistema Mundo. Mestre em Ciência Política pela UnB e doutor “notório saber” pela UFMG e pela UFF. Professor emérito da UFF. Coordenador da cátedra e rede UNU-UNESCO de Economia Global e Desenvolvimento sustentável – REGGEN.

Um comentário:

  1. Papel aceita tudo. Theotonio dos Santos Junior mente e Briguilino, como sempre, para defender seus deuses do PT reproduz a mentira.

    Vejam o gráfico no site http://brasilfatosedados.files.wordpress.com/2010/12/5-4-1.png

    De 1986 a 1993 a inflação MENSAL brasileira aumentou de 4,5% para 31,2%.

    Neste mesmo período a média ANUAL da inflação mundial foi de 4,8% para 7,2%.

    Em 1994 a inflação média MENSAL do Brasil caiu de 31,2% ao mês para 1,8% e se mantendo daí em diante numa média entre 0,7% a 0,4% ao mês.

    Neste mesmo período a inflação média ANUAL mundial subiu de 7,2% para 8,6% em 1994. Dai em diante ocilou caindo até a 3,3% e chegando novamente a 8,4% ao ANO em 2008 e tornando a cair.

    A afirmação de Theotonio dos Santos Junior de que todas as economias do mundo tinham uma inflação acima de 10% é MENTIROSA.

    Tomemos por exemplo a inflação da maior economia mundial, os Estados Unidos. Vejam o gráfico no site http://images.flatworldknowledge.com/collins/collins-fig01_012.jpg

    Somente em duas ocasiões a inflação americana esteve acima dos 10% ao ano, que foi no ano de 1974 e 1980, quando houve as crises do petróleo.

    Em 1990 o índice da inflação americana era de 6% ao ANO, ficando sempre inferior a 4% ao ANO desde então.

    Como é que Theotonio pode afirmar então que TODAS AS ECONOMIAS tinham inflação superior a 10%?

    Basta que se faça uma pesquisa para desmascarar a afirmação falsa de Theotonio.

    Desafio ao Briguilino e a qualquer outro a demonstrar através de números oficiais que estes dados apresentados por Theotonio são verdadeiros.

    Infelizmente Briguilino adotou a política de qua para defender o deus Lula vale tudo.

    É muito fácil desmentir os nazi-lulo petistas. Eles sempre se esquecem de que a mentira tem perna curta.

    ResponderExcluir