O "novo conglomerado", seus movimentos e seu guru FHC

Blog do Charles Bakalarczyk: O "novo conglomerado", seus movimentos e seu guru ...:


No artigo que disponibilizo a seguir, de lavra do Tarso Genro, há uma chamada do autor para o movimento político denominado pelo governador gaúcho de “novo conglomerado”, grupo cimentado pela direita intelectual de corte liberal e neoliberal, com o apoio ideológico dos grandes meios de comunicação, e que tem como seu guru em mais elevado grau o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Aliás, nada mais revelador do “tamanho” de FHC do que sua tentativa de “sepultar” a era Vargas. O sonho mirabolante do tucano no exercício da presidência da República era implantar um modelo econômico e de desenvolvimento baseado em premissas opostas àquelas utilizadas pelo “pai dos pobres”. E deu no que deu: FHC entregou um país quebrado ao Lula, com gravíssimos problemas na área social e uma economia dolarizada. 
A memória nacional exige que se esclareça: o governo chefiado por Vargas ficou marcado no imaginário social-histórico pela implantação das leis trabalhistas, do direito a voto para as mulheres, pelo incentivo às indústrias nacionais e pelos investimentos do erário na infra-estrutura, suas qualidades se sobrepuseram aos seus defeitos. Já o governo de Fernando Henrique Cardoso é reconhecido pelas graves crise econômicas, pelas privatizações escandalosas e pela abertura econômica irresponsável. Portanto, a “era FHC” fica no chinelo quando comparada à “era Vargas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário