Feliz aniversário Lula


1945
1945Nasce em 27 de outubro Luiz Inácio da Silva, em Vargem Comprida, localidade de Caetés, no interior de Pernambuco - na época um distrito do município de Garanhuns. O bebê é o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, a "dona Lindu". É registrado, porém, sete anos mais tarde e com data de nascimento diferente: 6 de outubro. Apesar da certidão, Lula comemorava o seu aniversário no dia 27...
1952A mãe de Lula e os filhos se mudam para o litoral de São Paulo, para onde o marido já havia se transferido a fim de tentar a vida como estivador no porto de Santos. Aos 7 anos, Lula se alfabetiza no Grupo Escolar Marcílio Dias e vende laranjas no cais.
1956Se muda para a capital paulista, com a mãe e os irmãos. O pai fica no litoral, após formar uma segunda família com uma prima de dona Lindu.
1957Começa a trabalhar em uma tinturaria de São Paulo, aos 12 anos. Atua também como engraxate e auxiliar de escritório.
1959Tem a carteira assinada pela primeira vez, aos 14 anos. É transferido para a Fábrica de Parafusos Marte e começa o curso técnico de torneiro-mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
1963Forma-se no Senai e é admitido em uma metalúrgica, onde tem o dedo mínimo da mão esquerda esmagado por uma prensa hidráulica. Recebe uma indenização e compra um terreno para a mãe. Troca de emprego, mas é demitido por se negar a trabalhar aos sábados.
1968Filia-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, por influência do irmão José Ferreira de Melo, o Frei Chico.
1969Casa-se com a operária mineira Maria de Lourdes da Silva. Dois anos depois, ela engravida, mas contrai hepatite no oitavo mês de gestação. Mãe e bebê morrem durante uma cesariana.
1974Nasce Lurian, sua primeira filha. A mãe é a enfermeira Miriam Cordeiro, namorada de Lula na época. No mesmo ano, casa-se com a então viúva Marisa Letícia da Silva e adota Marcos Cláudio, fruto do casamento anterior da mulher. O novo casal teria três filhos: Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio.
1975É eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, com 92% dos votos.
1978É reeleito para a presidência do sindicato, desta vez com 98% dos votos, após liderar um movimento de reivindicação salarial que se transformou em greve.
1980Junta-se a sindicalistas, intelectuais, católicos militantes da Teologia da Libertação e artistas para fundar, em 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores (PT). Mais tarde, o sindicato sofre intervenção devido a uma greve, e Lula fica detido nas instalações do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) paulista por 31 dias. No mesmo ano, inclui Lula em seu nome, uma vez que a legislação da época não permitia o uso de apelidos em campanhas.
1981É condenado pela Justiça Militar a três anos e meio de prisão por incitação à desordem coletiva. Recorre e é absolvido no ano seguinte.
1982Tenta pela primeira vez, sem sucesso, um cargo eletivo: governador de São Paulo. A eleição é vencida por Franco Montoro, do PMDB.
1984Ao lado Ulysses Guimarães, reforça a campanha das Diretas Já.
1986 É eleito deputado federal com a maior votação do País para a Assembleia Nacional Constituinte.
1989 Candidata-se na primeira eleição direta para presidente depois do golpe militar de 1964. Perde no segundo turno para Fernando Collor de Melo, do PRN.
1994Tenta pela segunda vez a Presidência da República, mas perde ainda no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.
1998Perde a terceira eleição para presidente. No pleito, FHC foi reeleito no primeiro turno.
2002Vence a eleição presidencial ao derrotar o tucano José Serra, candidato da situação. O segundo turno coincidiu com o aniversário de Lula: 27 de outubro. Ao ser diplomado, em dezembro, disse: "E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país."
2003No dia 1º de janeiro, toma posse o primeiro operário a alcançar a presidência da República.
2006É reeleito no segundo turno, ao derrotar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB.
2010Elege a primeira mulher presidente do Brasil: a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - apelidada de poste pela oposição -, que tentava pela primeira vez um cargo eletivo. Chamado de "o cara" pelo presidente americano Barack Obama, encerra o segundo mandato com aprovação pessoal recorde de 87%.
2012
Elege prefeito de São Paulo, Fernando Haddad - outro poste, palavras da oposição -.

3 comentários:

  1. Nem toda mulher é "normal". Nem toda mulher tem marido, Nem toda mulher é casada. Nem toda mulher tem filho. Nem toda mulher cuida bem de sua cria. Nem toda mulher é ruim. Nem toda mulher tem condições para criar sua prole. Nem toda mulher é bandida. Nem toda mulher é largada. Nem toda mulher é bondosa com companheiro e filhos. Nem toda mulher tem coragem de torturar uma criança. Nem toda mulher é cafetina. Tirando as poucas desvairadas, as mulheres são meigas, carinhosas, bondosas, amigas e cuidam do macho dependente da sua força descomunal de seu trabalho com muita competência e amor. Viva as mulheres de boa vontade!

    PARABÉNS LULA!

    ResponderExcluir
  2. Marco Leite27 outubro, 2012

    O Lula viajou de pau-de-arara vindo do Nordeste e, chegou a São Paulo. Armou sua barraca com há família a tira-colo, seu primeiro emprego foi numa metalúrgica chamada Villares, durante seu trabalho sofreu um acidente, ocasião em que perdeu um dedo, até aí tudo mal. Após essa aventura foi trabalhar no sindicato dos metalúrgicos, durante um período trabalhou em serviço burocrático até conhecer frei Beto, o qual através da pastoral operaria lhe ensinou como se fazia política geral. Em seguida se lançou a presidente da casa, após um período na presidência alçou vôo mais alto, ou seja, fundou o PT e na esteira a CUT, que por sinal sumiu, e acabou na política partidária. Tentou varias vezes a presidência do país, até que após um período de vacas magras chegou à presidência da nação. A expectativa de reverter o quadro de abandono que a nação estava deixada pelo FHC e seus asseclas, o trabalhador mais uma vez ficou decepcionado. Para se manter no poder fez alianças com o rebotalho que sobrou da prostituição política, misturou direita com extrema-direita e centro esquerda e avulsos. Deu no que estamos vendo, um governo covarde que não se expõe ou põe em risco sua falsa ética política. Entregou o trabalhador de mão beijada para a escol suja para fazer do trabalhador seu mais fiel escravo e construiu um verdadeiro exército de fracos e oprimidos sem eira nem beira. Esse é o retrato 3x4 do Lula.

    ResponderExcluir
  3. Tai o maior enganador do povo brasileiro de todos os tempos !!!

    ResponderExcluir