A Cidade da Artes será aberta ao público em Dezembro

A Cidade das Artes, complexo cultural na Barra da Tijuca, vai finalmente ser aberta ao público em dezembro, com uma temporada de ensaios do musical "Rock in Rio", dirigido por João Fonseca.  O complexo, projetado pelo francês Christian de Portzamparc, tem duas salas de espetáculos (uma com 1.650 lugares, outra com 456) e 21 espaços multiuso que abrigarão cinema, galeria de arte, restaurante e salas de ensaio. 
        
Para administrá-lo, o prefeito reativou a fundação RioArte e escolheu para presidi-la o gaúcho Emilio Kalil, ex-secretário municipal de Cultura.  "A primeira coisa que eu quero fazer é abrir a Cidade das Artes para a população do Rio conhecer esse prédio de que tanto se falou nos últimos dez anos", diz Kalil.  Os ensaios de "Rock in Rio" serão abertos a alunos da rede pública. O musical estreia em janeiro e, em março, ocorre a abertura oficial da temporada 2013. 
        
Segundo Kalil, seis OS mostraram-se interessadas, dentre elas o Instituto Tomie Ohtake. "A fundação pode ser muito mais competente para fazer a gestão, por isso propus ao prefeito, ele acatou e eu estou nessa nova função."  Sérgio Sá Leitão, que assume a vaga de Kalil como secretário municipal de Cultura, diz que a saída da Cidade das Artes de sua pasta é um movimento lógico. "É um equipamento cultural de tal complexidade que precisa de uma gestão específica, é como o Lincoln Center [em Nova York]."

Folha de SP,

Nenhum comentário:

Postar um comentário