Fortaleza: aberta a temporada de liquidações


Antes de sair às compras, o consumidor precisa comparar preços e ficar atento às vantagens
Passadas as festas do Réveillon, inicia-se a tradicional temporada de saldões do comércio varejista. Em Fortaleza, grandes redes prometem vender diversos produtos do estoque nessa quarta-feira (2) com até 70% de desconto. Os itens variam de artigos de moda até eletroeletrônicos, sendo uma boa oportunidade para quem reservou suas economias para depois das festas de fim de ano.

O Bompreço separou centenas de produtos nas seções de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, informática, moda, alimentos e itens para casa. Os descontos chegam a 70% e o Saldão acontece em todos os Bompreço e Hiper até o dia 6 de janeiro. A expectativa é aumentar em 20% as vendas em relação ao Saldão do ano passado.

As "Grandes Remarcações" da rede de varejo de moda feminina Marisa iniciaram logo depois do Natal (26) e seguem até o próximo dia 7 de janeiro. As lojas disponibilizam produtos com descontos de até 50%. A promoção é válida também para a loja virtual (www.marisa.com.br). Além do desconto, as clientes dos cartões Marisa poderão parcelar suas compras em 7x fixas sem juros, com a primeira parcela para até 70 dias depois.

Outras lojas como Etna, Casas Bahia, Rabelo, Macavi, insinuante e Magazine Luiza também estão anunciando seus saldões a partir dessa quarta-feira.

Entretanto, a oportunidade de adquirir objetos sonhados a preços e condições acessíveis, porém, deve ser avaliada com cautela para evitar dores de cabeça na hora de pagar.

Alerta

A Proteste Associação de Consumidores alerta que, antes de sair às compras, seduzido pelas atraentes ofertas, o consumidor deve avaliar se ela realmente é necessária. A entidade recomenda que é preciso comparar preços e ficar atento quando as promoções forem vantajosas demais. E lembra: compras por impulso são grandes vilãs que podem comprometer o orçamento familiar!

Compras on-line

Nas compras on line, é preciso conferir com mais cuidado as especificações das ofertas, principalmente eletrônicos.

É necessário também ter cautela quanto ao prazo de entrega. Caso haja descumprimento do tempo de envio, o consumidor pode acertar uma nova data ou cancelar a compra. Ao comprar pela Internet, o consumidor pode cancelar a operação, desde que a decisão seja comunicada em até sete dias úteis a partir do recebimento do produto. Ele deve informar por escrito à loja que quer exercer o seu direito de arrependimento. Essa medida é assegurada pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A loja deve restituir todos os valores pagos, inclusive o frete. Após os7 dias, o cancelamento só pode ser feito se o produto apresentar defeito.

O site de compras não pode colocar a responsabilidade pelo atraso ou extravio de produtos para a transportadora. Mesmo quando o serviço é terceirizado, ela também responde pela entrega da mercadoria no local indicado pelo consumidor.

Ao receber o produto, o consumidor deve conferir se está de acordo com o solicitado no pedido e em perfeitas condições de uso. Ele deve vir acompanhado do termo de garantia e do manual de instruções. Tem que vir com versão em português, mesmo que seja importado.

Em caso de defeito, falta de itens ou acessórios, o consumidor deve recusar a entrega e devolver a mercadoria, anotando na nota fiscal a falha percebida. Em seguida, entrar em contato com a loja, solicitando a troca imediata do produto.

É fundamental guardar todos os e-mails, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado emitido pela loja. Caso seja vítima de propaganda enganosa, o consumidor pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, tendo o direito de exigir o cumprimento da oferta, a devolução do dinheiro ou outro produto pelo mesmo preço.

Oferta

70% é até quanto podem chegar os descontos prometidos para os produtos disponíveis nos saldões que se iniciam nessa quarta-feira, em Fortaleza 


do DN