Dilma coloca oposição numa sinuca de bico

A presidente Dilma Rousseff surpreendeu os políticos com a proposta de convocar um plebiscito para a aprovação de uma Assembléia Constituinte destinada unicamente a conceber uma reforma política.
Entra presidente, sai presidente, e a reforma política permanece estancada como uma promessa que nunca vai adiante. Não vai simplesmente porque os políticos não querem.
A reforma, saia como sair, acabará ferindo interesses de uns ou de outros.
O desejo de Dilma é de que ela vá em frente desta vez. Por ora, não entrou em detalhes a respeito. Não disse nem como nem quando isso será discutido.
Quando seriam eleitos os constituintes encarregados da reforma? No próximo ano quando forem eleitos deputados, senadores, governadores e o presidente da República? É o mais provável. 
Se no próximo ano, a Constituinte se reunirá durante o mandato do próximo presidente. Caso Dilma não se reeleja, quem a suceder poderá não se sentir tão comprometido com a ideia como ela.
Uma vez que a Constituinte aprove a reforma, caberá ao Congresso referendá-la? Ou ela começará de imediato a produzir os seus efeitos?
O Congresso foi posto contra a parede. Ou colabora com Dilma para que se faça o que ele nunca quis ou ela poderá dizer: "Cumpri minha parte. O Congresso não cumpriu a dele".
Uma reforma política ambiciosa servirá, entre outras coisas, para diminuir a corrupção. Eleições são poderosos focos de corrupção. O próprio exercício cotidiano da política também o é.
Foi a corrupção, segundo todas as pesquisas aplicadas até aqui, o gatilho das atuais manifestações de ruas. 
Dilma aplica uma segunda paulada forte na corrupção quando anuncia o apoio do governo ao projeto legislativo emperrado no Congresso que torna hediondo o crime de corrupção.
A bola foi empurrada para o Congresso.
Ricardo Noblat

6 comentários:

  1. Briguilino adulterou título do artigo do Noblat. Como todo o bom petista Briguilino usa de todos os meios para defender a organização criminosa PT. Noblat disse que Dilma colocou o CONGRESSO e não Sá opisição em uma sinuca de bico. Ora, se Dilma tem o apoio de ampla maioria no congresso, ela colocou seus aliados em uma sinuca de bico. E a pergunta permanece, depois de 10 anos no poder foi preciso o povo ir as ruas para Dilma começar a pensar em se mexer? Ela realmente é uma incompetente e o Briguilino um puxa saco irresponsável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

      Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

      Excluir

    2. Todo o poder emana do povo, que O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO - O que sigbifica que para qualquer coisa que o governo deseje fazer, a constituição deve ser obedecida. Um plebicito só pode ser realizado de acordo com os ditames da constutuição, assim como a convocação de uma constituinte deve seguir as regras da constituição.

      Qualquer plebiscito ou reforma política que não sigam os ditames constitucionais é GOLPE. É um novo AI-5

      Portanto Zé Povin e Briguilino, Dilma não pode sair cagando regra fora do que estabelece a Constituição.

      Excluir
    3. O Congresso Nacional terá de aprovar a proposta da presidente Dilma Rousseff de realização de um plebiscito para decidir sobre a instalação de uma Assembleia Constituinte, que terá a finalidade de elaborar uma reforma política, segundo informou nesta segunda-feira (24) a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (

      Excluir
  2. Jorge Nogueira Rebolla disse...
    Vamos devolver a bola para a Dilma?

    Dilma, por quê não agora? Para quê esperar mais de cinco anos?

    A proposta da constituinte exclusiva para a reforma política só irá alterar alguma coisa no Congresso Nacional após 2018. A Dilma só propôs isto por ser do máximo interesse do PT e não do país. Caso ela não estivesse agindo como militante do partido e sim como presidente da república a ideia seria outra: por quê não urgência na tramitação das propostas já existentes?

    Vejamos:

    A) Esta emenda à Constituição convocando o plebiscito para se instalar ou não a assembleia constituinte irá começar do zero. Terá que seguir todo o processo de tramitação, que levará no mínimo vários meses, até a sua aprovação ou não. A partir de hoje quanto tempo?

    B) Por ser inconstitucional, para muitos, é certo que alguém recorra ao STF para que não entre em vigor. Quanto tempo levará este julgamento?

    C) Após tudo isto, qual será o prazo para a realização do plebiscito?

    D) Após a eleição e a posse já tem gente propondo o prazo de um ano para o seu funcionamento.

    Se tudo correr bem serão mais de dois anos. Aí já estaremos em 2015 ou 2016, e a copa do mundo já terá passado... ela conta com isso para que a pressão popular enfraqueça e nas ruas os movimentos sociais financiados e controlados pelo PT e aliados, como o PC do B, substituam o povo de verdade. Assim pressionando os deputados constituintes para aprovarem a reforma que a esquerda totalitária quer. Transformando o Brasil em mais um republiqueta bolivariana. Como Bolívia ou Venezuela.

    Se o governo petista de Dilma Rousseff estivesse realmente preocupado em combater a corrupção e a baixa representatividade na política teria proposto para agora! Começando com a convocação extraordinária do Congresso Nacional, suspendendo as férias dos parlamentares no mês que vem, com o único objetivo de analisar e votar as atuais propostas de reforma política. Fazendo emendas para alterar o que for necessário. Só assim elas teriam efeito nas eleições do ano que vem.

    Para Dilma Rousseff, Lula e Zé Dirceu o que interessa não é a moralização da Câmara e do Senado, mas o controle do PT sobre eles. Assim colocando definitivamente toda a sociedade brasileira sob o seu domínio.

    DILMA, POR QUÊ NÃO AGORA?

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler o Blog do Briguilino e ler os comentários dos petralhas, chego a conclusão de que Lobão tem razão quando diz: Discutir com petista é como jogar xadres com pombo> Ele vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair de peito estufado cantando vitória.

    ResponderExcluir