Joaquim coitado, é um deslumbrado

por Rafael Patto 
Joaquim é um destemperado, descompensado, desequilibrado, desqualificado, descarado, pode ser que seja até mesmo um desalmado. Mas o pior de tudo é que ele é um desbotado.

O partido do Joaquim é o partido dos poderosos. O Joaquim, coitado, é um deslumbrado que se encanta com a falsa impressão de que faz parte da Casa Grande.

Não, Joaquim, você é um ex-senzala. A marca da sua origem está na sua pele. Não há como disfarçar. A Casa Grande não te reconhece como filho legítimo. Você não passa de um serviçal que é adulado para se manter fiel. Só isso.

A Casa Grande te acolhe apenas pela sua utilidade. Você, Joaquim, foi pego pela sua maior fraqueza: a vaidade. É sua vaidade que não te permite enxergar que você não passa de um serviçal limpa-chão da Casa Grande. Você pensa que entra nos bailes como convidado de honra, mas não é não, Joaquim. Você é tolerado e falsamente bem recebido porque você, por enquanto, ainda representa a esperança de boas notícias para a Casa Grande. 
Os senhores da Casa Grande, quando olham pela janela e vêm você se aproximar, não pensam "olha, que bom, está chegando mais um filho querido", não, Joaquim, eles pensam "olha, que bom, está chegando aquele empregadinho vulgar e ordinário, será que dessa vez ele traz a notícia da conclusão bem sucedida de algum servicinho que nós lhe encomendamos?". É assim que você é visto, Joaquim, mas a sua vaidade te cega!
Você se esforça para agir com naturalidade quando está diante dos seus Senhores. Fica claro que tudo o que você gostaria de ser é um Casa-Grandense legítimo, mas não cola, Joaquim. É indisfarçável o sentimento da Casa Grande por você: eles não te apreciam, eles não te admiram, eles não gostam de você. Eles te toleram pela sua utilidade transitória. Você é um peixinho feio em meio aos tubarões...

Eu deveria ter dó de você. Mas, na verdade, eu tenho dó é do Brasil.

É triste constatar que sua nomeação para o STF, pelo Presidente Lula, foi um erro trágico. Sua nomeação tinha tudo para ser motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, precisamente por causa da sua origem e da sua cor, mas uma coisa estragou tudo isso: você mesmo, Joaquim, que, ao se dispor a ser mais um serviçalzinho da Casa Grande, acabou por negar suas origens e a sua cor.
Lembro dos versos do Poeta Negro, Solano Trindade, para dizer com tristeza que na sua alma, Joaquim, não ficou "o samba, o batuque, o bamboleio, nem o desejo de libertação". Seus "avós foram queimados pelo sol da África", mas isso para você pouco importa. O que é o sol da África para um par de olhos ofuscados pelos holofotes da Globo, não é mesmo, Joaquim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário