BLOG DO ANDRÉ VARGAS

BLOG DO ANDRÉ VARGAS


Lula: O PT é o desejo da sociedade brasileira por mudanças

Posted: 14 Aug 2013 11:10 AM PDT


Ovacionado pela plateia que lotou um auditório do Senado Federal no lançamento da candidatura à reeleição do atual presidente do Partido dos Trabalhadores, deputado Rui Falcão, na noite de ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva num discurso emocionado, lembrou da história e da trajetória da legenda. Lula enfatizou que o PT paga o preço de ser o maior partido de esquerda da América Latina e também porque a agremiação, segundo ele, teve a primazia de eleger um operário e uma mulher para presidir o Brasil.

"O PT é tão grande que as pessoas não compreendem que, mesmo depois de tentarem massacrar e destruir o nosso partido com infâmia e injúria, ele continua sendo o partido com mais credibilidade neste País", afirmou Lula.

O ex-presidente disse ainda que os opositores cometem "erro infantil" quando creem que criticando ele ou a presidenta Dilma Rousseff irão destruir o PT. Para ele, o partido é maior que suas representações no Executivo ou Legislativo e resumiu: "O PT é o desejo da sociedade brasileira por mudanças. Imaginem o que seria o Brasil, hoje, sem o PT?", questionou.

Lula lembrou também que o PT, ao longo de 10 anos à frente do Executivo Federal, fez muito mais para a população brasileira que todos os governos que antecederam a gestão petista.

De acordo com o ex-presidente, o mundo está vivendo a maior crise econômica, "maior inclusive que a crise mundial de 1929". Ele estava se referindo a maior depressão econômica do século XX. Para Lula, são poucos os países em situação favorável como o Brasil. Entre esses, ele citou a China e a Índia - integrantes dos Brics (grupo de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

"Em qual lugar do mundo a taxa de desemprego se assemelha ao do Brasil? Em qual lugar o salário mínimo cresceu 10 anos consecutivos, criou mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada? Em qual lugar do mundo o povo teve ascensão social igual ao Brasil?", questionou.

O petista fez questão de frisar que tem muita gente que não gosta do nosso partido, mas que a militância não deve dar vazão a isso. "Tem gente que não gosta de petista. Vamos dar importância para quem não gosta da gente ou vamos nos alegrar com quem gosta do PT, que é a maioria. Temos que ter orgulho da camisa vermelha, da nossa estrela", concluiu.

Câmara vota hoje o projeto dos royalties

Posted: 14 Aug 2013 10:50 AM PDT

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a Casa vai votar hoje o projeto que destina os royalties do petróleo para educação e saúde (PL 323/07). Pelo acordo feito entre os líderes da base aliada e da oposição, será aprovado hoje o projeto da Câmara, que garante o uso em educação e saúde de 50% de todos os recursos do Fundo Social, criado pela Lei 12.351/10. Logo após a sanção do texto, o governo deverá propor um novo projeto de lei que destina aos setores somente 50% dos rendimentos do fundo, conforme aprovado pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara

Petistas se mobilizam em favor dos trabalhadores e adiam votação de terceirizados

Posted: 14 Aug 2013 10:13 AM PDT


A votação do texto que regulamenta os serviços terceirizados no País foi adiada para o início de setembro. O primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), e o deputadoRicardo Berzoini (PT-SP), costuraram acordo para que a votação fosse suspensa, dando assim, mais tempo para o debate entre os órgãos representativos e o governo.

André Vargas atuou nos bastidores para que a discussão do projeto fosse adiada e defendeu o diálogo. "Precisamos rever o conceito de empregado e empregador, tenho posição contrária às terceirizações, acho que precariza as relações de trabalho", comentou.

O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, explica que o adiamento servirá como estratégia para melhorar o texto, tendo em vista que a sua aprovação não representa a vontade dos trabalhadores brasileiros. "Do ponto de vista da opinião pública esse projeto é muito ruim para a imagem do Congresso. Nossa proposta é de melhorar o texto dando garantias aos trabalhadores ou o seu arquivamento e início de uma nova rodada de conversas", disse.

"Queremos fazer um debate mais apropriado, que não ofereça apenas segurança jurídica para o empresário. A regulamentação da terceirização não pode piorar a legislação que temos hoje. Com esse tempo, esperamos que o texto não coloque amarras nos trabalhadores, que tenha um melhor conceito de especialização, contratos de trabalho, tempo de duração do contrato com regras claras, salários dignos e decentes", explicou.

Já a presidente da CUT-PR, Regina Cruz, disse que o adiamento serve momentaneamente para ampliar o diálogo. "Desta forma podemos conversar mais com os deputados, e colocar os pontos discordantes", argumentou.

O principal ponto de divergência, segundo Regina, é que o texto, da forma que está escrito, terceiriza tudo. "Hoje os postos terceirizados compõem as atividades fim. A partir da aprovação do texto que será apresentado haverá terceirização para todos os postos de trabalho, com isso, todos os trabalhadores brasileiros estão ameaçados".

A CUT sustenta o receio das demais entidades de trabalhadores que enxergam no projeto uma grave ameaça ao direito do trabalho, como a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O presidente da entidade esteve com Vargas e disse que o projeto é um retrocesso social. "O projeto dilui a responsabilidade do empregador, acaba com a identidade das categorias profissionais e mitiga conquistas e garantias hoje consolidadas, apontando para um caminho em direção ao passado, à escuridão social".

A CUT marcou para o próximo dia 30, uma mobilização nacional em favor do arquivamento da proposta.


Fonte: PT na Câmara

Modo petista de governar tem feito diferença na melhoria da qualidade de vida, aponta estudo

Posted: 14 Aug 2013 10:10 AM PDT


A Fundação Perseu Abramo lança a quarta edição do FPA Comunica, que reúne o conjunto das informações referentes ao Índice do Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), produzido e divulgado recentemente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em apoio do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e FJP (Fundação João Pinheiro).

O estudo, que analisa o desempenho das cidades sob gestões petistas, também busca traçar um comparativo com outros municípios do País. Para isso, a análise traz a contribuição das administrações petistas no desenvolvimento humano, as diferenças em relação a municípios não administrados pelo PT, além da nova composição do desenvolvimento dos municípios sob a gestão petista.

"Na primeira década do século XXI o índice de desenvolvimento humano (IDHM) cresceu substancialmente no Brasil todo, mas na comparação das prefeituras administradas pelo PT com o conjunto das demais cidades brasileiras, em igual intervalo de tempo, é possível observar um crescimento ainda mais vigoroso no IDHM", afirma o presidente da FPA, Marcio Pochmann.

Segundo Pochmann, "o estudo mostra que o modo petista de governar tem feito diferença na obtenção de melhorias de vida, que se traduzem em melhores indicadores no IDHM. Parte significativa do melhor desempenho das administrações petistas no IDHM deveu-se a maior expansão nos indicadores educacionais e de rendimento para a população."

O método adotado foi a identificação dos municípios que tiveram duas gestões petistas sucessivas, entre 2000 e 2010. No total, 228 cidades foram selecionadas, o que corresponde a 34% do total de municípios sob gestão do Partido dos Trabalhadores.

A comparação do IDHM entre os anos de 2000 e 2010 revela que as prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores apresentaram no seu conjunto melhor desempenho, em geral, na evolução do desenvolvimento humano. Seja no IDHM Total, seja no IDHM Educação, seja no IDHM Longevidade, seja no IDHM Renda.

A quarta edição do FPA Comunica contou com a contribuição da equipe de pesquisadores da Fundação Perseu Abramo, responsáveis por estudos e investigações em andamento. A base de dados é proveniente do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios brasileiros.


PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário