José Dirceu: Na grande imprensa, a ordem é assaltar a economia popular

Além de continuar pregando que a inflação é um risco para o país – apesar da queda contínua nos últimos meses –, a grande imprensa agora pressiona por aumento nas tarifas controladas.

Vejam o caso do Estadão ontem. Sob pretexto de dizer que sem os preços administrados pelo governo, a inflação estaria mais alta, o jornal diz que todos os ajustes nesses preços controlados estão defasados e menores do que “o necessário”. Diz, por exemplo, que na telefonia, os preços aumentaram 30% menos nos últimos 13 anos. Também cita os remédios.

É um escândalo e uma vergonha. Defendem abertamente um aumento maior para a telefonia e os remédios. Olhem os balanços das empresas de telefonia e farmacêuticas, que são monopólios.  

Vejam os lucros, os dividendos, as remessas para o exterior, a importância do mercado brasileiro para essas empresas, o peso no orçamento das famílias, especialmente de baixa renda.

Na prática, querem aumento nos pedágios e na energia. É preciso dizer isso ao povo, estão na contramão das manifestações a pretexto de combater a administração dos preços de serviços públicos. Mas eles são regulados por contratos e pelas agências reguladoras. Que eles tanto defendem...


A ordem é assaltar a economia popular, o bolso do povo, tudo em nome do combate à inflação. Mas na prática pedem mais inflação com mais e maiores aumentos..
Share on facebook
Share on twitter