Ceará terá a melhor rede de recursos hídricos do mundo em quatro anos

Governador Cid Gomes estipulou um prazo de quatro anos para o Ceará alcançar o estatus de melhor rede de recursos hídricos do mundo
A promessa foi feita nesta segunda-feira, durante a liberação de mais de 160 projetos do programa Água para Todos, no Palácio da Abolição. Os projetos são resultados de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração.
De acordo com Cid, com as obras do Eixão das Águas e do Cinturão das Águas, a estrutura hídrica do Estado vai assegurar o abastecimento. Ele destacou que o Eixão das Águas que nos próximos dias chegará ao Pecém, segundo informou, já garante água para um terço da população cearense para os próximos 30,40 anos. 
O Cinturão das Águas, já iniciado, deve interligar o Rio São Francisco com as bacias do Estado, inclusive as micro-bacias. Serão investidos R$ 34,95 milhões e, pelas contas do governo, 7.349 famílias serão beneficiadas a partir dos 160 projeto autorizados pelo governador, hoje.
As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja.
Na ocasião, o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, destacou que a universalização do abastecimento d'água é um dos principais desafios do Governo Federal. 
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, contabilizou que, ao todo, 804 projetos de sistemas de abastecimento d'água estão em andamento no Estado do Ceará. Ele prevê a construção de 1350 sistemas de abastecimento. "Até o final de 2014 será possível universalizar o abastecimento d'água no Ceará", garantiu Martins.
Redação O POVO Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário