A CUPULA DA FINANÇA MUNDIAL - Criado em 1978 com seu primeiro orçamento pago pela Fundação Rockefeller, esse ilustre grupo de discussões sobre a economia mundial conta com apenas trinta membros, todos importantes financistas e economistas de expressão internacional, de grande peso e influencia politica.
Seu patrono é Paul Volcker, o emblematico ex-Presidente do Federal Reserve, banco central dos EUA. O atual presidente do Grupo dos Trinta e Jean Claude Trichet, ex-Governador do Banco Central Europeu e seu vice é Jacob Frenkel, o respeitado e influente ex-Governador do Banco Central de Israel.
Entre os brasileiros Roberto Campos foi membro fundador do Grupo, da Argentina Domingo Cavallo, a lista esta acima no link, é realmente a nata dos grandes bancos e dos bancos centrais, alem de financistas de renome mundial.
As trocas de informações do grupo permite uma formação consensual de pontos de vista sobre as economias do varios paises e das tendencia da economia global, cada qual informando os outros sobre a economia de seus paises.
É nesse tipo de petit comité que se constroem as percepções das tendencias que aparecem depois na imprensa financeira global, influenciando os ratings e avaliações de investidores, alem do FMI, Banco Mundial, BIS e BCE.
No Brasil atual que eu saiba o nome ligado ao grupo é Arminio Fraga.
Os Rockefeller gostam de criar esses grupos, nos anos 60 fundaram a Comissão Trilateral, ainda no tempo da Guerra Fria, com um sentido mais geopolitico do que economico, o Grupo dos Trinta é mais focado em finanças e incorpora
evidentemente o credo neoliberal da ortodoxia economica como uma especie de agenda básica.
O que é relevante no Grupo é que não são academicos mas sim homens politicos de grande experiencia prática
e que dispõe de uma rede de relacionamentos que poucos outros grupos podem acumular.
***
Marco Antonio Almeida Terra
E precisou de um torneiro mecânico pra salvar o Brasil da incompetência desses 30 analistas de latrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário