O problema da oposição é que o povo sabe votar

Tal como fez ontem, a Folha publica mais uma análise do tipo  "calma, pessoal"  sobre a ultima pesquisa Datafolha.

Agora, para mostrar que o favoritismo de Dilma, reflexo da aprovação de seu governo,  se deve aos beneficiários do Bolsa Família.

"Aprovação de Dilma é maior entre aqueles que recebem Bolsa Família"

E diz, a seguir, que "numa pesquisa de 6 e 7 de junho passado, ainda sem os efeitos completos das manifestações daquele mês, 67% dos que recebiam as mensalidades do Bolsa Família achavam o governo petista bom ou ótimo –um percentual dez pontos acima da aprovação geral à administração federal, que era de 57%."

A Folha diz que não mediu a aprovação do governo entre os beneficiários do Bolsa Família nas pesquisas anteriores, exceto aquelas feitas em junho.

Verdade.

Mas todas foram segmentadas por classe de renda.

E o resultado de Dilma sempre foi muito melhor entre os mais pobres do que entre os de renda maior.

Que são, como todos sabem, os grandes culpados pelos problemas do Brasil, graças ao esforço populista de fazer com que tenham ao menos o que comer, que ponham seus filhos na escola e os vacinem, como exige o Bolsa-Família. Agora, pior ainda, com este absurdo de querer que tenham um médico para socorre-los, mesmo que seja, como diz a brincadeira, cubano ou marciano.

O "defeito"  essencial dos pobres, porém é serem a maioria. Na base de dados do próprio Datafolha, os que ganham menos de 2 salários mínimos são 46%. Somados os que ganham entre dois e três, são dois terços (66%).

Mas isso, como brincou Lula ontem, vai mudar:

- "O maior legado que a família pobre, o mais pobre dos nordestinos que deixar para o filho, é que tenha escolaridade, que tenha uma profissão e que se essa profissão for de doutor… Minha presidenta, você não sabe o que é fazer uma família feliz", disse, referindo-se à presidente Dilma Rousseff.

Depois que ele [estudante] se forma doutor, não espere, presidenta [Dilma], que ele vá ficar agradecido. Ele vai pra rua fazer manifestação contra você".
A oposição, portanto, não deve desesperar. Até 2022, o Brasil vira de vez um país de classe média.
E não vai ter muito pobre para votar Dilma ou Lula.

por Fernando Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário