Pecados capitais

"o único modo de evitar um pecado é cometê-lo e livrar-se dele"
(máxima atribuída aos gnósticos)

INVEJA
 Da insaciável cobiça

"Gloriae et virtutis invidia est comes"
provérbio latino
 Cobiço
qualquer coisa
desde que te prive
desde que te despoje 
Meus olhos na tua alegria
roubam-te o riso
saqueiam teu saber
e tudo que não tenho 
Nem a mim serve
este desejo só desejo
basta-me que nada seja teu
(a felicidade apenas no alheio)   
PREGUIÇA
Adiamento

"Ai, que preguiça..."
Mário de Andrade

Outro dia
um melhor dia
(a lua mais intensa
os astros em conjunção)
para as novas vontades
para o enterro dos mortos
o encontro com o diabo
Tanta maçada...
Esperarei
um novo dia
(de maior gana
de muito querer)
a vida pode esperar

 LUXÚRIA
Pensamentos luxuriosos

"Ver-te. Tocar-te. Que fulgor de máscaras."
Hilda Hilst
Pensava nele
quando a seda do vestido
tocou-lhe as coxas
eriçando-lhe os pêlos
(asas a roçar o espírito
tocha a incendiar a carne)
Pensava nele
quando a voz de Maria Callas
alcançou a nota mais aguda
- L´atra notte in fondo al mare -
invocando Mefistofele
(setas fálicas a zumbir junto aos ouvidos
aromas de sândalo a embebedar os sentidos)
De tanto nele pensar
devorou a si própria
l u x u r i o s a m e n t e
(espírito só carne)
 GULA
Apetites

"Dize-me o que comes e dir-te-ei
as manhas que tens"
Ramalho Ortigão
Pantagruélicas porções
fios d´ovos e feijões
caviar e ovo frito
tudo serve
desde que o estômago encha
 AVAREZA
Miséria cultivada

"Que é a avareza? Viver sempre
na pobreza pelo receio da pobreza"
São Bernardo
Fome com fome mitigada
fome a esperar outra fome
fome armazenada
fome como fonte
riqueza jamais saboreada
 IRA
Dias de ira

"Ira furor brevis est"
Horácio
No furor mais insano
dos ardores intensos
a marca da traição
: revoltos sentidos
Nos braços da ira
a lava das palavras
tatua impropérios
: inesperada queimadura
(por fim)
Compaixão e ungüentos
compressas frias
gestos de paz
: ardências já cinzas 
SOBERBA
Vanglória
"Après moi le déluge"
Luis XV
O mundo incompleto
o planeta em desalinho
sem mim
Tanto fastio...
todo esse rebanho
(presa cativa)
pela sedução enlouquecido
debaixo dos meus coturnos
Olho no olho jamais...
Comigo
por artes do exotismo
a lenda se faz verdade
(mito alimentado a pão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário