Dedica esta fábula para o senador Cristovam Buarque

pinçada da time line do Sérgio Troncoso no Facebook


Pedro e José eram dois irmãos que cresceram em um humilde e pequeno sítio de propriedade de seu pai, Francisco, um agricultor familiar. O sítio, apesar de bem pequeno, ficava em uma localização privilegiada, com vista para um rio com uma belíssima cachoeira.

Depois que o Seu Francisco faleceu, Pedro e José dividiram o sítio, e cada um construiu uma casa para suas respectivas famílias em sua metade do sítio, ambas as casas com vista para o rio e a bela cachoeira.

Um dia, Pedro e José apostaram em um "bolão" da loteria, acertaram cinco dos seis números, e na divisão do prêmio, cada um ficou com 10 mil reais.

Como cada um investiu os seus 10 mil reais?

Pedro resolveu investir tudo, até o último centavo, na Saúde e na Educação: colocou os 10 mil reais em uma poupança que rendia uma merrequinha por mês, e fez plano de saúde para a família toda, e matriculou seus dois filhos em um excelente colégio particular.

Todos os meses, o que Pedro gastava com mensalidades do plano de saúde e mensalidades do colégio dos filhos era bem mais do que o rendimento da poupança, e assim o saldo da sua poupança foi diminuindo mês a mês. Em apenas dois anos, Pedro gastou tudo o que tinha na poupança, e, sem dinheiro, teve que cancelar o plano de saúde, e tirar os filhos do bom colégio em que estavam.

Já o José teve uma idéia diferente, e resolveu investir no Turismo: aproveitou a belíssima vista que o seu terreno tinha para o rio e a cachoeira, e usou os 10 mil reais para construir um pequeno bar e restaurante familiar, ao lado de casa, com visão privilegiada da natureza.

Logo o seu pequeno bar e restaurante se tornou um sucesso, com muitas pessoas das cidades mais próximas vindo tomar uma cervejinha com vista para o rio e a cachoeira, desfrutando das belezas naturais do sítio do seu José.

O negócio do seu José cresceu, ele ampliou o restaurante, e passou a ter uma renda mensal tão boa, que deu para fazer plano de saúde para a sua família, e matricular o seus três filhos no melhor colégio particular da região.

Como o negócio do seu José se manteve por muitos anos, ele pode continuar pagando plano de saúde e colégio particular enquanto quis, e seus filhos passaram no vestibular para Direito, Engenharia e Publicidade.

Moral da história: investir "tudo na Saúde e na Educação", sem investir em uma atividade econômica que possa sustentar aquela Saúde e Educação a longo prazo, não adianta nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário