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Contos de fada, por Luis Fernando Veríssimo


Na introdução ao seu livro “O capital no século XXI”, que está dando tanto o que falar, o francês Thomas Piketty faz uma espécie de retrospectiva do pensamento econômico até hoje. A uma comparação entre Simon Kuznets (o russo naturalizado americano que ganhou o Nobel de Economia, em 1971, pelo seu trabalho sobre distribuição de renda em sociedades industriais) e Karl Marx, Piketty deu o título “Do apocalipse ao conto de fada”.

Apocalipse era o que Marx prometia, com sua previsão de que a burguesia produziria seus próprios coveiros e só o proletariado sublevado derrotaria o capital espoliador. Conto de fada era a chamada “curva de Kuznets”, segundo a qual o capital cumulativo e monopolista eventualmente se autocorrigiria e, para citar uma imagem fluvial ainda em uso hoje, quando as águas subissem, ergueriam todos os barcos ao mesmo tempo. Entre parênteses: o economista brasileiro Paulo Gurgel Valente, num texto que circula na internet, fez um ótimo resumo, claro e didático, do trabalho de Kuznets e da crítica de Piketty.
Piketty reconhece a importância de Kuznets, um dos primeiros economistas a recorrer a estatísticas científicas com as quais Marx (e Malthus e Ricardo e outros catastrofistas dos séculos 18 e 19) nem sonhava. Mas as conclusões de Kuznets podem ser chamadas de canções de ninar para capitalista selvagem dormir sem remorso.
Piketty perdoa o otimismo de Kuznets porque ele é um reflexo direto do otimismo da época, o período entre o fim da Segunda Guerra Mundial, 1945, e 1975, 30 anos que, na França, são chamados de les trente glorieuses, durante os quais todos os barcos subiram juntos e subiram muito.
Desde então, de acordo com o estudo das estatísticas a seu dispor (e ao dispor de todo o mundo) e as previsões de Piketty, os mitos do mercado autorregulado — da mãozinha invisível de Adam Smith e da eventual superação da desigualdade e da injustiça que virá um dia, é só ter paciência — sobrevivem nos contos de fada com final feliz que o neoliberalismo insiste em nos contar e defende contra todas as evidências.
Um contrapeso teórico à sua tese, do qual Piketty não foge, é que o sonho — ou o pesadelo, dependendo de que lado você estaria quando viesse o cataclismo — previsto por Marx também não aconteceu. O apocalipse marxista também virou conto de fada, pelo menos na sua pretensão escatológica à redenção da Humanidade no fim do capitalismo, do Estado e da História.
Piketty propõe medidas contra a desigualdade difíceis de imaginar na prática, como a taxação universal de grandes fortunas herdadas e lucro desmedido. Mas seu livro está sendo considerado tão importante, sobre distribuição de renda no século 21, quanto as teses equivocadas de Kuznets que justificavam a ganância no século 20. Resta saber se terá a mesma influência.

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