Vegetarianismo

Ética prática para quem não come outros animais

by Claudia Regina

Creio que o jeito que exploramos os outros animais é bastante antiético. essa ideia parece especialmente radical em quase todo o mundo atualmente, mas espero que logo deixe de ser. Por causa disso decidi evitar de me alimentar de outros animais. e um dos momentos mais importantes desta decisão aconteceu num dia de sol na casa dos meus avós maternos.


Minha mãe cresceu na roça e, mesmo depois de ir pra cidade grande, meus avós mantiveram alguns hábitos – como hortas e bichos – o tanto quanto a saúde para cuidar disso tudo permitiu. um desses hábitos era o de ter galinhas.
Não ache que vou contar mais uma daquelas histórias sobre como foi traumatizante ver uma galinha sendo morta pra ir pro fogão. lembro que vez ou outra vi sim alguns pescocinhos quebrados e achei triste. mas este dia foi diferente e marcou muito mais.
Enquanto os adultos conversavam eu estava sentadinha lá fora, observando as galinhas. elas faziam algo incrível: tomavam sol. que a deusa me livre de dias nublados. aquelas galinhas pareciam amar o sol tanto quanto eu.
(sorte que não existia celular ou smartphone naquela época, ou eu provavelmente estaria olhando para angry birds e não para sunbathing birds.)
Foi quando pensei: "quem é que tem coragem de comer alguém que toma sol?"
Não sei como alguém consegue encontrar problemas nesta decisão ética infalível, mas por incrível que pareça alex e ale já me questionaram: "mas e tomates? eles também tomam sol!" oras bolas! tomates não "tomam" sol. eles "ficam" no sol. alex replicou: "o sol é essencial pra sobrevivência e crescimento dos tomates. neste caso pode comer?"
Exatamente. evito comer quem toma sol por motivo fútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário